Progresso assume três linhas da Catedral, entre elas a João Pessoa X Natal

De Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Imagem Weiller Alves A Empresa Auto Viação Progresso já pode operar definitivamente a João Pessoa X Natal, concorrendo com a Viação Nordeste. Isso só foi ...
Image

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagem Weiller Alves

Progresso 6024 - 2015-02-03 - CAU

A Empresa Auto Viação Progresso já pode operar definitivamente a João Pessoa X Natal, concorrendo com a Viação Nordeste. Isso só foi possível porque essa era uma das três linhas que a empresa pernambucana recebeu de transferência da Catedral, que até então operava essas ligações.

Com a autorização, a Progresso acirra a concorrência com a Nordeste pelo trecho João Pessoa X Natal. Ela já operou provisoriamente o trecho, porém com o pronto restabelecimento da Viação Nordeste, não desistiu de voltar para a linha. Até uma ligação entre Natal e Santa Rita foi solicitada e autorizada pela ANTT. Agora, a linha pode ser absorvida pela ligação recém-conquistada.

A Viação Nordeste já enfrenta concorrência acirrada com a Expresso Guanabara pelos trechos Natal X Fortaleza e João Pessoa X Fortaleza. Por conta disso, ambas investiram em ônibus maiores: a Nordeste adquiriu LD e vai adquirir DD; a Guanabara passou a operar as linhas com DD.

As outras linhas conquistadas pela Progresso foram as seguintes:

  • Recife X Maceió, onde vai concorrer com a Real Alagoas, que apesar de alagoana, tem donos bem conhecidos dos Tude; os Schwambach, da Borborema.
  • Recife X Arapiraca, onde vai concorrer com ela mesma; a Viação Cruzeiro, que é do mesmo grupo da Progresso, já opera a linha. Além dela, também irá concorrer com a Expresso São Luiz.

As operações foram autorizadas através da Deliberação Nº 258, de 17 de agosto de 2017, e fortalecem ainda mais a Empresa Auto Viação Progresso no segmento do transporte interestadual, em linhas onde vai chegar para estabelecer uma concorrência que se reflete na melhoria de serviços e preços competitivos.