Vip II da Santa Maria agora rodam em Bayeux, no Consórcio Metropolitano

De Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Fotos Gilberto da Costa Júnior Talvez ninguém esperasse por essa, mas é isso mesmo: os 4 CAIO Apache Vip II de fabricação 2009 e modelo 2010 que inauguraram ...
Image

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Fotos Gilberto da Costa Júnior

5310

Talvez ninguém esperasse por essa, mas é isso mesmo: os 4 CAIO Apache Vip II de fabricação 2009 e modelo 2010 que inauguraram a gestão do Grupo A.Cândido na Boa Viagem, posteriormente renomeada Santa Maria, foram remanejados para a frota metropolitana da empresa e mais: nas linhas de Bayeux. O primeiro desses ônibus começou a rodar hoje.

É o carro 5310, antigo 06033 da frota municipal, encarroçado no chassi OF-1722M da Mercedes-Benz. Foi ele – e seus três irmãos – que apresentou a pintura do arco que marcaria a nova fase da então Boa Viagem. Na Santa Maria, foram alguns dos primeiros ônibus da empresa a serem repintados nas cores do Consórcio Navegantes. Fizeram as linhas 5110-Circular, onde estrearam, depois sendo transferidos em pouco tempo para as linhas 116-Colinas do Sul, 501-Colinas do Sul/Epitácio, e inaugurando a frota da 5201-Colinas do Sul/Epitácio-Rangel, bem como sua oposta, a 2501-Colinas do Sul/Rangel-Epitácio, onde ficaram até o fim de sua trajetória na frota municipal.

A baixa dos Vip II da municipal foi consequência da inclusão dos quatro Torinos zero quilômetro que rodam na linha 109-Rua do Rio, gerando um verdadeiro jogo de xadrez: os carros do 109 foram para as linhas 105 e 116, carros do 105 também foram para o 116, carros do 116 foram para o 2501/5201, até sobrarem os Vip II para o remanejamento. E porque não os Megas ex-Jabour e Vip II ex-Novacap? Simples: o Consórcio Metropolitano dá prioridade no momento a ônibus com plataformas elevatórias e carros dentro da faixa de idade média, visando fazer exatamente o que está sendo feito agora: dar exatamente o que Bayeux merecia há anos: um transporte de qualidade.

5310 2

Os veículos remanejados possuem três portas, sendo a porta do meio equipada com elevador para cadeirantes de marca Ortobras, além de letreiros frontal e lateral da marca FRT de cor branca e poltronas de plástico. Como já havia sido repintado no padrão Navegantes, foi fácil adaptar para o padrão metropolitano.

A numeração 5310 substitui um Spectrum City OF-1418 de 2008 que agora roda no Conde. A Santa Maria substituiu 3 ônibus que lá rodavam e pode promover ainda outras substituições para as metropolitanas, tanto as de Bayeux quanto as do Conde.

Para a Reunidas vem zero quilômetro

Além das novidades da Santa Maria, a Reunidas deve incluir unidades zero quilômetro para Bayeux. O Ônibus Paraibanos já mostrou aqui o novo 51125 da empresa.

Nunca Bayeux esteve tão movimentada em termos de novidades em suas linhas intermunicipais. O Consórcio Metropolitano mantém sua meta em oferecer o melhor serviço para a cidade depois de anos de caos.

Formado pelas empresas SIM, Santa Maria, Reunidas e Das Graças, o Consórcio Metropolitano começou a operar em 24 de fevereiro de 2017, após a Metro, então operadora das linhas de Bayeux, ter sua concessão cassada pelo DER após vários problemas de operação de linhas, pagamento de funcionários e problemas de gestão.