Única recebe ônibus blindados e com elevador para deficientes

De Tribuna de Petrópolis Imagens Marco Oddone O objetivo é integrar todas as atrações de Petrópolis e mostrar ao turista tudo o que pode ser desfrutado. Além de oferecer mais comodidade durante os ...
Image

De Tribuna de Petrópolis
Imagens Marco Oddone

Ufac2

O objetivo é integrar todas as atrações de Petrópolis e mostrar ao turista tudo o que pode ser desfrutado. Além de oferecer mais comodidade durante os passeios. Os detalhes de como será o passaporte, ticket de embarque do tour, rota, e venda de ingressos de pontos turísticos ainda serão definidos. Mas os ônibus que serão utilizados no transporte dos passageiros já estão prontos, e são os únicos do Brasil com inovação no tipo de acessibilidade oferecida para pessoas com deficiência, e diferencial em conforto. Outro ponto que chama atenção é a visão panorâmica que os veículos disponibilizam.

“As poltronas são maiores, com 58cm de largura, o espaço entre as poltronas também. Por isso é normal que o ônibus seja maior que os outros, ele tem 14,40m de comprimento. Os cinco coletivos possuem banheiro, televisão, e um tipo de ar condicionado novo, pois além de ser bactericida também é fungicida, e tem os filtros trocados mensalmente. Os vidros são laminados, e aguentam o impacto de um tiro de revólver calibre 38. Eles têm capacidade para transportar 46 passageiros, sendo dois deles portadores de deficiência, que fazem o embarque pela lateral dos ônibus com o auxílio de tecnologia de ponta implantada nos veículos”, explicou Luiz.

Depois de ser apresentado representantes do governo, setor de turismo, da empresa Única, Convention & Visitors Bureau, entre outros, fizeram um “passeio teste” pelo Centro Histórico. Na rota oficial os passageiros contarão ainda com guias de turismo orientando sobre as atrações disponíveis, e contando um pouco da história de Petrópolis. “Percebo que muitos turistas vêm a Petrópolis sem saber exatamente o que temos para oferecer, as vezes fazem um “bate e volta”, invés de passarem alguns dias no município, por falta de informação. Além disso, têm os que vão apenas ao Centro Histórico, e os que visitam só os distritos. Com o tour conseguiremos aumentar para os as opções de lugares a serem visitados”, opinou o o presidente do Conventio&Visitors Bureau Samir El Ghaoui.

Ainda segundo ele tudo indica que o Tour Petrópolis comece em setembro deste ano. “Ainda é preciso finalizar a parte burocrática, então não uma data definida apenas uma estimativa. Mas nós do setor de turismo queremos que isso ocorra o mais depressa possível. Tenho certeza que o projeto tratá inúmeros benefícios para muitos setores, e ajudará a movimentar a economia local. Além disso, os próprios moradores serão beneficiados, com menos carros de visitantes nas ruas o tráfego será menos afetado, e os que quiserem passear sem preocupações de não poder beber, também poderão comprar um passaporte. Sem contar que ainda existem muitos petropolitanos que não conhecem todos os atrativos da própria cidade”, disse.

UFac

A proposta do tour inclui três circuitos amplos: o cervejeiro, turístico e o de serviços. “Nossa ideia é que esse pacote seja vendido também pela rede hoteleira, por meio do PCVB. E do valor arrecadado vamos reinvestir pensando sempre no fomento do segmento. Uma parte para treinamento de pessoal, como guias, pessoal de hotel e restaurantes. E outra na divulgação de Petrópolis fora da cidade. Além disso, vamos utilizar os coletivos em viagens intermunicipais, interestaduais, para turismo e claro, para o Tour Petrópolis ”, salientou Luiz.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.