Conheça o novo layout dos assentos nos ônibus do Grande Recife

De JC Online Imagem Divulgação Não é novidade para ninguém que idosos, gestantes e deficientes têm direito aos assentos preferenciais nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público no ...
Image

De JC Online
Imagem Divulgação

211407,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Não é novidade para ninguém que idosos, gestantes e deficientes têm direito aos assentos preferenciais nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público no Brasil. Mas desde o fim do ano passado, os passageiros têm notado uma mudança em relação à ordem de colocação dos assentos em alguns dos coletivos da Região Metropolitana do Recife (RMR).Antes, a maior parte dos lugares reservados ficavam antes da catraca, agora, a sua maioria fica na parte traseira dos veículos. A alteração foi uma sugestão das empresas de ônibus ao Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), para conter a evasão de renda.

A mudança começou no final de 2016, quando as empresas propuseram ao GRCT um novo layout dos coletivos. A motivação é a evasão de renda dos ônibus, porque alguns passageiros ocupavam a parte dianteira e desciam sem pagar. No modelo proposto, apenas três ou quatro assentos preferenciais ficam antes da catraca, em contrapartida aos oito assentos do anterior. Em maio deste ano, uma reunião com o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou a medida, que deve ficar em período de testes por seis meses. Atualmente, 150 veículos da frota do sistema estão em operação com o novo layout.

A gerente de fiscalização do GRCT, Kathia Sena, afirmou que, além do controle da renda dos veículos, a medida servirá para mudar a cultura dos usuários de transporte público do Grande Recife. “Muitas vezes, os passageiros não respeitam os lugares prioritários e ficam na parte dianteira dos ônibus. Além disso a gente quer ajudar o trabalho do motorista também. As pessoas ficam na frente conversando e acaba atrapalhando e gerando uma desatenção neles”, afirma a gerente.

Segundo Kathia, tudo está sendo analisado e estudado para que o Consórcio pense em uma ampliação futura. “Vamos avaliar o tempo de embarque, a questão de evasão de renda e estamos monitorando as reclamações em relação ao sistema novo através do nosso canal de atendimento ao cliente”. Ela ressalta que a mudança é em prol de uma melhoria na qualidade de vida dos usuários e dos rodoviários.

Confira a resolução:

Como deve funcionar

Hoje, o sistema de transporte público do Grande Recife funciona em torno de 3 mil veículos, dos quais 150 estão em período de testes com o novo layout. De acordo com a gerente de fiscalização, os motoristas têm um papel de importância neste novo modelo, facilitando a entrada dos preferenciais pela porta dianteira do veículo. Um hábito que era de costume para alguns condutores, quando a parte dianteira dos coletivos ficava lotada.

Central de atendimento

Os usuários, principalmente, os preferenciais podem contribuir dando sugestões ao GRCT. Como o novo modelo está em fase de testes, reclamações e sugestões ajudarão o Consórcio durante este semestre, para avaliar se vai haver uma ampliação ou não. A ligação pode ser feita através do número 0800.0810158, todos os dias, das 07 às 19h.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.