Sistema de Transporte Público da RMR deixou de emitir 11 toneladas de CO² em 2016

De Jornal do Comércio Imagens Gilberto da Costa Júnior / Divulgação Programa Despoluir A frota de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) ...
Image

De Jornal do Comércio
Imagens Gilberto da Costa Júnior / Divulgação Programa Despoluir

519 CAX

A frota de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) está menos poluente. Pelo menos é o que constatou a última aferição realizada pelo Programa Despoluir, que faz o controle de poluentes emitidos por veículos movidos a diesel utilizados no transporte de passageiros e de cargas, sendo realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) desde 2007 para diminuir os impactos ambientais.

Os números das medições realizadas em 2016 mostraram que os ônibus urbanos reduziram a emissão de 11 toneladas de CO² no Grande Recife. A média de veículos com status de ‘aprovados’ ficou em 97%, um percentual considerado excelente pelo Despoluir. No total, foram realizadas 19.087 aferições em veículos na RMR. As medições são feitas sempre a cada dois meses.

“O acompanhamento comprova que o ônibus não é o modal mais poluente. E que a otimização e status de aprovado dos veículos só são possíveis através da capacitação dos operadores dos veículos com treinamentos periódicos oferecidos pelas empresas, e a melhoria das condições das vias, como implantação de faixas azuis em extensões maiores pela cidade.Mostra que o transporte público oferece, sim, condições de atender bem à população para que se torne o meio principal de deslocamento”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana), Fernando Bandeira. A Urbana e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT), apoiam as aferições do Despoluir há dez anos.

JC CID0730 ROBERTA blog

Os números do programa mostram que, proporcionalmente, a emissão de poluição dos ônibus é 7,8 vezes menor que a do carro, e 4,5 vezes menor que a das motos, levando em consideração o transporte médio de pessoas por tipo de veículo. Para o superintendente da Fetronor, Eiblyng Scardini Menegazzo, os estudos ressaltam a importância do investimento no setor de transporte público. “Esse investimento é mais amplo do que se imagina. A redução da emissão de poluentes no ar, além da preservação da natureza, promove mais saúde para a população, que deixa de ingerir toxinas. Se as contas fossem feitas, as autoridades perceberiam que é mais barato reduzir os gastos com saúde curativa, promovendo esse tipo de prevenção”.

O Despoluir mostra que as empresas de ônibus também têm vantagens em aderir ao programa. “Quando um veículo é aprovado, além de reduzir a poluição no ambiente, confere o funcionamento pleno dos ônibus, o que significa uma redução em torno de 6% do consumo do combustível”, ressalta Menegazzo.