O lendário Flecha Azul está de volta (em grande estilo)

De Auto Videos Imagens Acervo / Reprodução Auto Videos Sem dúvida, um dos ônibus mais marcantes de todos os tempos no Brasil é o clássico Scania CMA Flecha Azul, especialmente na época em que esses ...
Image

De Auto Videos
Imagens Acervo / Reprodução Auto Videos

3

Sem dúvida, um dos ônibus mais marcantes de todos os tempos no Brasil é o clássico Scania CMA Flecha Azul, especialmente na época em que esses modelos pertenciam à tradicional Viação Cometa. No AutoVideos, nós já apresentamos uma matéria extremamente completa com toda a sua história e uma série de vídeos.

Mas agora chegou um momento ainda mais especial. Desta vez a nossa seção de “Carro do Leitor” vai ser adaptada para apresentar um “Ônibus do Leitor“. Isso porque o nosso seguidor Thiago Maciel, que trabalha como técnico de manutenção, entrou em contato conosco para apresentar a sua história sobre o ressurgimento de uma lenda das estradas.

Tudo começou quando o seu amigo Alexandre Neves adquiriu um exemplar desse ônibus, motivando o Thiago a seguir no mesmo caminho. Em seguida, no mês de outubro de 2016, nosso leitor comprou da empresa Pássaro Dourado o veículo CMA Flecha Azul V, prefixo 477 (antigo 7096, considerando a numeração da Cometa). Vale destacar que o chassi desse ônibus é um Scania K 113 CL 4×2 360, com ano de fabricação de 1996. Como curiosidade, o ônibus estava com uma pintura com traços semelhantes ao da americana Greyhound.

No começo de 2017, foi criada a hashtag #ProjetoFlechaAzul, que começou a circular em grupos visando à divulgação da preservação e memória desses veículos que fizeram história.

O ressurgimento da lenda das estradas

Logo em seguida, os amigos Thiago e Alexandre passaram a contar com a companhia de Wilson Míccoli e, juntos, vislumbraram o desejo de restauração do 7096 (na pintura original e clássica da Viação Cometa). Para tanto, foi preciosa a colaboração de Wilson, que pode ser considerado o responsável e “pai do projeto”, levando em conta que elaborou os desenhos, definiu a pintura e cuidou de detalhes técnicos essenciais.

Os meses seguintes foram dedicados a muito trabalho para o desenvolvimento da restauração, com a substituição de chapas, confecção das letras do logo dianteiro, colocação da janela e chaminé do banheiro, elaboração dos layouts e preparação das tintas.

Finalmente, no dia 13 de maio, o 7096 foi para oficina, onde teve início o processo detalhado de lixamento e aplicação de primer. No dia 02 de junho, iniciou-se a pintura e o polimento das rodas e da tampa do radiador traseiro.

Chama bastante atenção o esmero e cuidado aplicados nesse Flecha Azul. Para exemplificar, os detalhes gráficos procuraram ser bem fieis aos originais, como a frase “SUSPENSÃO A AR FLECHA AZUL V” estampada nas laterais (pintadas a mão), além da numeração do carro nas laterais, dianteira e traseira, também com pintura a mão.

No dia 24 de junho, a restauração externa foi finalizada, com a montagem da iluminação e itinerário, bem como envolvendo ajustes na pintura e colocação do acrílico traseiro. E o resultado realmente ficou fabuloso. Mas isso tudo não para por aí, porque em breve será apresentada a segunda etapa do projeto, relacionada com a recuperação do interior e instalação dos bancos em couro legítimo.

Finalmente, vamos às imagens que certamente vão emocionar todos que lembram ou admiram a história automotiva brasileira. No primeiro vídeo abaixo, acompanhe uma sequência de imagens que resumem as etapas descritas acima. No segundo, você poderá ver o ônibus funcionando e em todos os seus detalhes, com a participação do Thiago Maciel, em matéria produzida pelo Canal WillyBus. Assista porque é de arrepiar!

Inscreva-se no canal do AutoVideos no Youtube, e também sigam o Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.