Unidade metropolitana da Santa Maria fica com os três Torino 1418 que eram da Transnacional campinense

De Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Fotos Fábio Gonçalves A unidade metropolitana da Santa Maria ficou com os três Marcopolo Torino encarroçados sob o chassi OF-1418 da Mercedes-Benz que ...
Image

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Fotos Fábio Gonçalves

5319

A unidade metropolitana da Santa Maria ficou com os três Marcopolo Torino encarroçados sob o chassi OF-1418 da Mercedes-Benz que pertenceram à Transnacional campinense. A empresa renovou sua frota nesse ano, substituindo 10 veículos; os três que agora estão com a Santa Maria e mais sete encarroçados sob chassi OF-1722M que estão na Nacional de Luxo.

As unidades, fabricadas em 2009, modelo 2010, rodaram na Transnacional campinense com as numerações 0705 (3005), 0707 (3007) e 0711 (3011). Na Santa Maria, receberam respectivamente as numerações 5319, 5320 e 5321, aumentando a numeração da linha, que até então ia até 5318, com os quatro veículos que rodam em Bayeux.

Os veículos receberam o padrão de pintura das linhas metropolitanas. Possuem duas portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Como foram escalados para as linhas 5301 e 5302, que adotam tarifa seccionada, o embarque e o desembarque nesses veículos é feito unicamente pela porta dianteira, sendo a do meio reservada para o embarque e desembarque de cadeirantes. Se caso escalados para o 5305, que adota tarifa única, aí sim o desembarque pode ser feito pelo meio; com a porta de desembarque sem obstrução, a barreira que impedia o intercâmbio dos ônibus entre as linhas de Jacumã deixa de existir em tese.

Os veículos possuem ainda letreiros frontal e lateral da FRT de cor branca.

Com a inclusão dos três veículos, a Santa Maria começa o processo de renovação de sua unidade metropolitana. A empresa pretende retirar de circulação aos poucos os seus Spectrum City, que estão próximos de completar 10 anos de fabricação, e assim portanto não devem ser repintados para o padrão metropolitano. As substituições devem ser feitas por ônibus adaptados para cadeirantes, aproximando a unidade metropolitana do padrão de qualidade de frota já adotado pela unidade Navegantes da Santa Maria.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.