Feira Itinerante da Agricultura Familiar comercializa mais de duas toneladas de alimentos por semana

De Prefeitura Municipal de João Pessoa Imagem Heron Júnior Todas as semanas, aproximadamente duas toneladas e meia de alimentos são comercializados através do ônibus da Feira Itinerante da Diretoria ...
Image

De Prefeitura Municipal de João Pessoa
Imagem Heron Júnior

WhatsApp Image 2017-07-10 at 21.23.51

Todas as semanas, aproximadamente duas toneladas e meia de alimentos são comercializados através do ônibus da Feira Itinerante da Diretoria de Agricultura Familiar de João Pessoa. No ônibus, é possível comprar verduras, folhosas, legumes, tubérculos, frutos regionais, ervas medicinais, ovos de capoeira, galinha capoeira, galinha caipira, queijo coalho, coalhada, leite e mel de abelha.

De acordo com o diretor de Agricultura Familiar, Valmir de Souza, esses alimentos produzidos por famílias do Cinturão Verde de João Pessoa são comercializados cinco dias por semana nos mais diversos pontos da cidade nos turno da manhã e tarde. “O ônibus foi adquirido em 2016 e teve um investimento de mais de R$ 500 mil. Atualmente ele beneficia 45 famílias”, informa Valmir de Souza.

Além de levar produtos de qualidade para a população em geral, a aquisição do ônibus foi decisiva para manter a regularidade da comercialização e geração de renda para os trabalhadores rurais. O agricultor João Vitória dos Santos, por exemplo, não possuía destino certo para a sua produção e há um ano fornece entre 12 e 15 bandejas de ovos de galinha para o ônibus. “Só não vendo mais porque ainda não consigo produzir mais. Antigamente eu perdia muitos ovos procurando quem queria comprar, tinha semana que não vendia nada e agora não perco mais meus produtos”, comemora.

Já que não precisa mais se preocupar com a comercialização, o agricultor agora tem planos de ampliar a produção de ovos e começar a plantar hortaliças no seu sítio em Engenho Velho. Além da falta de destino certo para a produção, João Vitória disse que antes do ônibus o medo de não conseguir dar vazão aos produtos, acabou fazendo com que ele vendesse os produtos por um preço muito baixo, às vezes inferior ao custo de produção.

Calendário- Para escoar a produção o ônibus segue um calendário fixo. Todas as terças-feiras a Feira Itinerante aporta no Campo da Marquize do Valentina Figueiredo, das 14h às 18h. Aos sábados, o bairro recebe mais uma vez o ônibus. Desta vez ele se instala no Contorno do Novo Milênio no mesmo horário.

Na quarta-feira, é a vez da Praça da Rotam, em Manaíra. Lá os produtos são comercializados das 5h às 10h. As quintas-feiras o ônibus atende o bairro de Tambaú das 5h às 10h, no Busto de Tamandaré. No turno da tarde (15h às 18h), o ônibus estaciona em frente à Escola Cidade Viva, no Bessa.

Aos sábados, o local escolhido é a Praça Central do Altiplano, entre 7h e às 12.  Já aos domingos, o ônibus fica no mesmo horário na Rua João Maria de França (Principal do Parque do Sol).


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.