Período de férias tem redução na frota de ônibus no Grande Recife

De JC Online Imagem Gilberto da Costa Júnior Com o retorno da circulação normal dos ônibus, após três dias de greve dos rodoviários, muitos passageiros podem notar um aumento na espera por algumas ...
Image

De JC Online
Imagem Gilberto da Costa Júnior

519 CAX

Com o retorno da circulação normal dos ônibus, após três dias de greve dos rodoviários, muitos passageiros podem notar um aumento na espera por algumas linhas. Isto porque, nos meses de férias dos estudantes de universidades e das escolas, como janeiro e julho, ocorre uma redução na frota das linhas que passam próximo a locais como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, por exemplo.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, cada linha é estudada e sofre ou não ajustes, baseado na queda da demanda. Em 2017, de modo geral, a diminuição dos coletivos circulando é de 7,85%. “São linhas que têm movimentação maior de estudantes. Mas as linhas do sistema, que são as troncais, que vão para o Centro e as de BRT, além das perimetrais, que ligam os terminais, não sofrem redução. A demanda cai, algo em torno de 10% no mês de julho, e a redução da frota varia entre 5 e 7%”, explica André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife, em entrevista à Rádio Jornal.

A professora Paula Santana, de 30 anos, estuda na UFPE e mora no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, e reclama da demora dos coletivos. “Ônibs para o Centro, em dias normais, como o CDU/Várzea já são escassos. Mas no período das férias, é mais difícil ir ao Centro. Tem que optar pelo uso dos BRTs, porque acaba sendo mais rápido e eu acabo tendo mais opções do que esperar outras linhas convencionais”, declara a estudante.

Horário de pico

Sobre os horários afetados pela redução, o Grande Recife afirma que no horário de pico também é feita alteração. “A frota de veículos da cada linha é estabelecida conforme a demanda nas faixas de horários, inclusive as de pico”, disse o Consórcio, por meio de uma nota.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.