Centro operacional da Metra torna viagens mais eficientes

De Secco Consultoria Imagem Divulgação A Metra Transportes, concessionária do Corredor Metropolitano ABD, conta com um dos mais modernos Centros de Controle Operacional (CCO) do Brasil. O CCO garante ...

De Secco Consultoria
Imagem Divulgação

metra novosonibus 2

A Metra Transportes, concessionária do Corredor Metropolitano ABD, conta com um dos mais modernos Centros de Controle Operacional (CCO) do Brasil. O CCO garante os mais elevados padrões de segurança, mobilidade e comodidade no transporte público, pois permite planejar e acompanhar as viagens de todos os ônibus dos corredores, monitorar as estações e verificar, em tempo real, as situações de emergência, como incidentes, acidentes e manutenção dos veículos na operação.

“No CCO, possuímos um paredão com telões e através dele é possível planejar e controlar a operação dos nossos veículos de forma centralizada graças à utilização de um sistema inteligente de transporte. Todos os terminais são interligados a uma central, o que possibilita que as informações e comunicação sejam feitas em tempo real”, explica Carlos Batista, coordenador de Planejamento da Metra.

Com toda a frota de veículos equipada com dispositivos de GPS e os terminais com diversas câmeras de monitoramento, o CCO pode controlar as partidas dos ônibus e os tempos de viagem, com maior eficiência operacional. A comunicação em tempo real com os veículos permite detectar e corrigir situações, como formação de comboio, adiantamento e atrasos dos veículos.

O Centro de Controle Operacional da Metra é responsável por mais de 4,2 mil viagens por dia e pelo transporte de aproximadamente 300 mil pessoas/dia. O CCO funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia, com 25 funcionários divididos em três turnos.

Sobre a Metra

A Metra, empresa de ônibus que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara que liga as Zonas Leste e Sul e sua extensão Diadema – Brooklin, completa este mês 20 anos de atividades. Foi a primeira concessionária de transporte do Governo do Estado de São Paulo.

A Metra é uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de transportes Auto Viação ABC, referência mundial e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias sustentáveis, como os Trólebus e o Elétrico Puro que não emitem CO2 e os veículos Elétricos Híbridos com baixa emissão de CO2.

Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).