As renovações de frota na Paraíba há 40 anos atrás

De Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Histórico Paraíba Bus Team

100_7520

Em 1977, as empresas de ônibus do estado da Paraíba, tanto urbanas quanto rodoviárias, fizeram renovações expressivas em suas frotas, diferente do que acontece 40 anos depois em que devido não só a crise em que passa o país passa, mas também o sistema de transporte coletivo que vê o número de passageiros cair a cada dia que passa.

Ônibus de vários modelos de carrocerias foram adquiridos e como acontecia nos anos 70, em sua maioria ou totalidade, possuíam chassi Mercedes-Benz, tanto com motorização traseira como dianteira.

Vejam as aquisições feitas em 1977:

Viação Gaivota

A Viação Gaivota que operava linhas interestaduais partindo de João Pessoa e da capital paraibana para o sertão do estado, foi adquirido uma unidade do Marcopolo III montado sobre o chassi Cummins.

100_7498

Etur

Em fevereiro de 1977, a Etur recebeu de um total de 15 unidades adquridas, três novos ônibus com carrocerias Gabriela da Caio Norte e Onuf 2 da Metropolitana. Com essa renovação, a empresa atingiria nesse ano, 75 novos ônibus dentro da melhoria dos transportes preconizada pela prefeitura de João Pessoa. Ainda em 1977, a Etur recebeu 4 unidades do monobloco Mercedes-Benz O-355.

Bonfim

Já em março de 1977, foi a vez da Bonfim renovar a frota. A empresa adquiriu 4 unidades do monobloco Mercedes-Benz O-355. Nesse mês, a Padiesel, concessionária Mercedes em João Pessoa, entregou a primeira unidade a empresa.

100_7543

Bela Vista 

A empresa recebeu em 1977, três ônibus, sendo um monobloco Mercedes-Benz e dois Ciferal Líder com chassi Mercedes LPO-1113.

100_7575
Cerimônia de entrega das chaves dos novos ônibus da Bela Vista pela Padiesel

Patoense

Durante todo o ano de 1977, a empresa sediada no sertão paraibano adquiriu 14 novos ônibus com chassis Scania e Mercedes-Benz encarroçadas com as carrocerias Ciferal e Marcopolo. Os chassis foram adquiridos nas concessionárias Marcosa de João Pessoa, Camdesa de Campina Grande e Movesa de Salvador. Destaque para os Ciferal Líder com chassi Mercedes-Benz LPO-1113.

100_7598

Vale a pena destacar que todos esse ônibus foram adquiridos 0 km, ao contrário do que é feito atualmente em que boa parte das empresas adquirem ônibus semi-novos dado a crise que atinge as empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança