Estrela em alta no transporte público de Santiago

De Revista Auto Bus Imagem Divulgação O Chile é o segundo maior mercado de exportação para a Mercedes-Benz do Brasil em termos de ônibus. Prova disso é a mais recente comercialização de 94 chassis ...

De Revista Auto Bus
Imagem Divulgação

chile0500

O Chile é o segundo maior mercado de exportação para a Mercedes-Benz do Brasil em termos de ônibus. Prova disso é a mais recente comercialização de 94 chassis para o sistema de transporte coletivo Transantiago, da capital Santiago. O modelo O 500 U, escolhido nessa última transação comercial, foi desenvolvido para as aplicações urbanas, tendo como um dos destaques o embarque e desembarque em piso baixo, além da suspensão pneumática que aumenta o nível de conforto nas viagens e o motor OM 926 LA de 256 cv. Das 94 unidades vendidas, 68 já estão em operação e outras 26 seguem ainda neste ano.

Matthias Barth, diretor geral da Daimler Latina, disse que a forte presença dos veículos Mercedes-Benz no transporte coletivo urbano da capital chilena ganha ainda mais evidência pelo fato do Transantiago operar com alta demanda – diariamente são transportados mais de 1,5 milhões de pessoas. “Comercializamos o modelo O 500 U desde a implementação desse Sistema que requer ônibus de grande versatilidade, robustez e resistência para encarar a rotina de transporte com grande movimentação de passageiros, como é o caso da cidade de Santiago do Chile”, comentou.

São mais de 3.400 ônibus (modelos O 500 U, O 500 UA, LO 915, LO 916 e OH 1115) comercializados com o sistema Transantiago desde 2007. “Cada novo contrato que fechamos é motivo de satisfação. Os ônibus Mercedes-Benz têm uma forte imagem de qualidade, durabilidade, conforto e segurança nos países da América Latina. O Chile é um grande exemplo de que os clientes e os usuários reconhecem os atributos de nossos produtos”, salientou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

As exportações têm contribuído com os números positivos da montadora em um momento difícil do mercado brasileiro, com quedas expressivas nas vendas. No ano passado foram enviados 6.527 unidades, crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior, com 5.902 unidades. “Para 2017, a expectativa também é de avanço nas vendas. No acumulado do quadrimestre, por exemplo, foram vendidas 475 unidades, o que representa 58,5% do mercado e aumento de 33,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 315 ônibus e a participação de mercado era de 44,2%, ” destacou Matthias Barth.