Consórcio Unitrans conclui integração e 48 novos cobradores começam a trabalhar a partir do dia 29

De News Comunicação Imagens Paulo Rafael Viana / Divulgaão O cobrador Wellington Tavares Alves, 20 anos, um dos 48 novos cobradores admitidos pelo consórcio Unitrans, dificilmente esquecerá o dia de ...

De News Comunicação
Imagens Paulo Rafael Viana / Divulgaão

dsc05467

O cobrador Wellington Tavares Alves, 20 anos, um dos 48 novos cobradores admitidos pelo consórcio Unitrans, dificilmente esquecerá o dia de hoje e a data 29 de maio. Hoje, porque foi o dia em que ele participou da Integração de Novos Colaboradores, assinou seu contrato e teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da empresa que lhe abriu as portas do mercado de trabalho, primeiro como Jovem Aprendiz e agora como funcionário. Já o dia 29 é porque, nesta data, ele começa a exercer, efetivamente, sua função. “Estou muito feliz de ter sido admitido e já penso em tirar minha carteira de motorista para quando eu puder fazer os testes para ascender profissionalmente na empresa”, disse Wellington. O consórcio Unitrans é formado pelas empresas de ônibus Transnacional e Reunidas. A Integração aconteceu no auditório das empresas, em Água Fria.

E essa possibilidade de ascensão profissional foi, justamente, um dos tópicos do Processo de Integração apresentado pela equipe do Departamento de Recursos Humanos, composta pela gerente de RH, Izabela Maria, a psicóloga, Socorro Aragão e a assistente de RH, Herla Albuquerque. “De fato, os colaboradores têm essa oportunidade de mudar de função, desde que preencham alguns requisitos, tais como, ter no mínimo um ano de empresa, boa conduta, preencher os requisitos do cargo pretendido, entre outras exigências”, explicou Herla durante sua apresentação, que incluiu ainda um histórico do Grupo A. Cândido, que além da Unitrans é formado por outras empresas, de vários segmentos, que atuam em quase todos os estados do Nordeste.

A gerente de RH da Unitrans, Isabela Maria e a psicóloga, Socorro Aragão, deram as boas-vindas e conduziram a acolhida dos novos colaboradores, abordando a missão e visão das empresas. A Integração prosseguiu com a exposição de questões sob a responsabilidade do Departamento Pessoal. As explicações foram feitas pela coordenadora do DP, Raquel Cavalcanti e a assistente, Marlene Lino, e abordaram normas, direitos e deveres dos funcionários, tais como, férias, remuneração, pagamentos, benefícios, etc. Nesse momento, todos assinaram seus contratos e receberam de volta suas carteiras de trabalho com as devidas anotações.

Ainda pela manhã, os novos colaboradores também receberam orientações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT com dicas e orientações para realização de uma jornada segura e do setor de tráfego sobre a realidade do dia a dia da função de cobrador.

À tarde, foi realizada uma integração com a apresentação do sistema de bilhetagem eletrônica, a exemplo de como abrir e fechar jornadas, conhecer o funcionamento dos equipamentos e sistema e outros assuntos correlatos. Neste momento, a integração se deu em dois momentos. No auditório, para familiarização dos equipamentos e, em seguida, no interior dos ônibus, no pátio da empresa, onde a teoria vista anteriormente foi aplicada na prática.

Esses novos 48 cobradores do consórcio Unitrans foram contratados em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre as empresas de ônibus que atuam na capital com o Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT). Segundo o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur), Isaac Júnior Moreira, os dois consórcios que atuam na capital têm, segundo o acordo firmado, até o dia 03 de junho para concluir a contratação de 77 cobradores. “Cumpriremos rigorosamente o que foi acordado”, finalizou Isaac Moreira.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.