Prefeitura de João Pessoa contrata consórcio elaborar plano de mobilidade

De Click PB
Imagem Rodrigo Gomes

Na manhã desta segunda-feira (22) foi assinada a Ordem de Serviço para iniciar a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de João Pessoa. De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, foi contratado um consórcio formado por três empresas escolhido através de processo licitatório e será investido um total de R$ 3,3 milhões.

“O contrato prevê que em 12 meses a empresa vencedora deve apresentar esse plano, que vai ouvir a cidade, que vai ver quais são as linhas que serão criadas de transporte coletivo na cidade de João Pessoa nos próximos anos”, explicou o prefeito.

De acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, é atribuição do município, entre outras, planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana, bem como promover a regulamentação dos serviços de transporte urbano. Ainda no ano de 2015, o Ministério Público havia alertado a Prefeitura de João Pessoa para a necessidade de elaboração do Plano.

As empresas Concremat Engenharia, Sistran e Comap Consultoria, formaram o consórcio vencedor para a elaboração do plano. Na última sexta-feira (19), em reunião na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) as empresas apresentaram propostas para análise do projeto, que foi amplamente discutido.

Para que o plano seja elaborado serão realizadas audiências públicas para que a população possa opinar em relação ao que está sendo debatido. “Nós vamos apresentar as diretrizes e propostas para as intervenções de mobilidade urbana em João Pessoa e a sociedade vai opinar e direcioná-las de acordo com seus anseios”, ressaltou a secretária de Planejamento Daniella Bandeira.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, “este plano prevê também que a cada dez anos seja feita sua atualização. Este é o caminho para tornar as cidades mais sustentáveis e que tenham uma mobilidade que possa trazer também o desenvolvimento, além da qualidade de vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança