Gontijo instala GPRS em seus veículos

De Empresa Gontijo de Transportes Imagens JC Barboza / Divulgação Para modernizar ainda mais a sua frota, a Gontijo inicia a instalação do MONITRIIP – Sistema de Monitoramento do Transporte ...

De Empresa Gontijo de Transportes
Imagens JC Barboza / Divulgação

IMG 6177

Para modernizar ainda mais a sua frota, a Gontijo inicia a instalação do MONITRIIP – Sistema de Monitoramento do Transporte Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros. A medida atende orientação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Além de permitir que a localização do veículo seja monitorada, o equipamento transmite para a Agência, via GPRS, todos os dados da prestação do serviço.

Um leitor óptico vai interagir com o MONITRIIP, que faz a leitura do bilhete de passagem (cupom fiscal), permitindo que seja transmitido o embarque dos clientes. Essas informações são enviadas on-line para a ANTT e para a própria empresa.

DT1050 perspectiva

Para viabilizar o processo, a Gontijo fez parceria com a empresa Seva Logística, adquirindo um tacógrafo digital que interage com o sistema MONITRIIP. Os novos equipamentos, além de enviar as informações on-line para a empresa, fazem interação com a linha CAN dos veículos (módulos eletrônicos do chassi), possibilitando que a empresa colete todas as informações disponíveis no painel, como pressão de óleo, temperatura do motor, rotação, consumo de combustível por motorista e dados para melhorar o desempenho do motorista e do veículo.

IMG 6527

Estes dados vão contribuir para a empresa fazer o diagnóstico on-line do veículo e permitir que a manutenção já tenha uma pré-informação sobre possíveis problemas. Cada motorista recebe um cartão magnético, que será utilizado para a transmissão de dados para a empresa e para a ANTT. Todos os motoristas serão treinados para operar o equipamento. O tacógrafo digital Seva, o teclado para digitação e o leitor óptico serão instalados em todos os veículos fabricados entre os anos de 2007 e 2014.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.