Gontijo instala GPRS em seus veículos

De Empresa Gontijo de Transportes
Imagens JC Barboza / Divulgação

Para modernizar ainda mais a sua frota, a Gontijo inicia a instalação do MONITRIIP – Sistema de Monitoramento do Transporte Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros. A medida atende orientação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Além de permitir que a localização do veículo seja monitorada, o equipamento transmite para a Agência, via GPRS, todos os dados da prestação do serviço.

Um leitor óptico vai interagir com o MONITRIIP, que faz a leitura do bilhete de passagem (cupom fiscal), permitindo que seja transmitido o embarque dos clientes. Essas informações são enviadas on-line para a ANTT e para a própria empresa.

Para viabilizar o processo, a Gontijo fez parceria com a empresa Seva Logística, adquirindo um tacógrafo digital que interage com o sistema MONITRIIP. Os novos equipamentos, além de enviar as informações on-line para a empresa, fazem interação com a linha CAN dos veículos (módulos eletrônicos do chassi), possibilitando que a empresa colete todas as informações disponíveis no painel, como pressão de óleo, temperatura do motor, rotação, consumo de combustível por motorista e dados para melhorar o desempenho do motorista e do veículo.

Estes dados vão contribuir para a empresa fazer o diagnóstico on-line do veículo e permitir que a manutenção já tenha uma pré-informação sobre possíveis problemas. Cada motorista recebe um cartão magnético, que será utilizado para a transmissão de dados para a empresa e para a ANTT. Todos os motoristas serão treinados para operar o equipamento. O tacógrafo digital Seva, o teclado para digitação e o leitor óptico serão instalados em todos os veículos fabricados entre os anos de 2007 e 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança