As novidades da 4ª Fetransrio em 2002

De OCD Holding Imagens Alex de Souza A 4ª Fetransrio realizada nos dias 6,7 e 8 de novembro de 2002 na Marina da Glória no Rio de Janeiro exibiu uma série de novidades da mais alta tecnologia para o ...

De OCD Holding
Imagens Alex de Souza

Macaense RJ 150 107 Busscar Jum Buss 400

A 4ª Fetransrio realizada nos dias 6,7 e 8 de novembro de 2002 na Marina da Glória no Rio de Janeiro exibiu uma série de novidades da mais alta tecnologia para o mundo do ônibus. Foram 48 expositores expondo seus produtos e oportunidades de negócios para o mercado interno e externo nessa que se tornou tradição como mostra nacional de transportes. A equipe OCD Holding esteve presente no evento e traz essa lembrança para vocês.

As encarroçadoras Marcopolo, Irizar, Busscar, Caio, Comil, Volare e Neobus e as montadoras Volvo, Agrale, Mercedes-Benz e Volkswagen levaram seus produtos para atenderem os sistemas de transportes urbanos cada vez mais preocupados com a qualidade e segurança exigidas pelas cidades brasileiras.

Marcopolo

A Marcopolo levou o Viale Híbrido com piso baixo e apenas 9,7 m de comprimento. Desenvolvido em parceria com a Eletra, o Viale Híbrido reduzia 30% do consumo de combustível e até 70% na emissão de poluentes. Tinha motor elétrico de tração e utilizava o motor diesel international HS 2.8L, com 135 cv de potência para carregar as baterias. Segundo a encarroçadora, tinha custo inferior, maior durabilidade do motor, vida útil de 15 anos e nível de ruído reduzido. Foi testado pela Real Auto Ônibus na linha 179 Central X Alvorada.

Além do Viale, a Marcopolo trouxe o novo Senior versão turismo com maior comprimento (9,60 m) sendo o primeiro micro-ônibus do Brasil com chassi 6X2. Também esteve presente um Viaggio G6 1050 com motorização Mercedes-Benz OF-1721 que tinha acabado de ser adquirido pela Viação Ideal.

Comil

A encarroçadora gaúcha levou o micro-ônibus Piá e o urbano Svelto com ar condicionado, que segundo a empresa, se destacava pelo design moderno, conforto e segurança no transporte coletivo de passageiros.

O Piá pertencia a empresa de turismo Italbus, atualmente extinta e o Svelto a Transportes Campo Grande.

Caio 

Aproveitou o evento para lançar o seu modelo rodoviário Giro 3400 e para apresentar o modelo urbano lançado um ano antes, o Apache Vip. O micro-ônibus Piccolo também esteve presente na 4ª Fetransrio.

A unidade do Apache Vip presente no evento pertencia a Transportadora Tinguá e o Piccolo da Auto Viação Brasil Luxo.

Busscar

Cidade do Aço RJ 174 006 Busscar Urbanuss Pluss

A Catarinense Busscar esteve presente com seus modelos rodoviários e urbanos. Destaque para o Jum Buss 400P da Rápido Macaense e o Urbanuss Pluss da Viação Cidade do Aço com chassi Volkswagen 17.240 OT.