O único Nimbus que se tem registro na Paraíba

De Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team

Os ônibus da marca Nimbus começaram a ser fabricados em 1968 pela Manufatura Furcare da cidade de Caxias do Sul, RS. A empresa desde 1959 produzia carrocerias para caminhões dos tipo furgão e frigorífico, os irmãos Nelson, Doval e Doracy Nicola, sócios fundadores da encarroçadora Nicola (anterior a Marcopolo) assumiram a administração da empresa que decidiu se dedicar a fabricação também a fabricação de ônibus.

O primeiro modelo foi o rodoviário Nimbus com os características semelhantes aos Nicola, mudando somente a grade frontal. Nos final do anos 60 veio o primeiro urbano, o TR-1. Em 1971, lança o TR-2 com avanços em qualidade e modernidade, trazendo teto mais baixo, janelas maiores, nova grade, caixa de itinerário montada por trás do para-brisa (na face inferior, ao contrário dos demais fabricantes), bagageiros revestidos de alumínio com tampas em fibra de vidro e amortecedores telescópicos. Internamente agregava divisória para o motorista, novas poltronas reclináveis e sistema de circulação de ar com duas entradas e dois exaustores. Com alguns acessórios a mais, em 1973 o modelo ganharia o nome SS. A versão antiga, equipando chassis mais baratos, foi reservada para o transporte intermunicipal e de curtas distâncias.

O TR-3 veio em 1976 com leve alterações e foi o último urbano produzido pela Nimbus que encerrou atividades em 1983 após pedir concordata em 1977 e ser absorvida em 1979.

A única unidade de um modelo da encarroçadora que se tem registros em terras paraibanas, foi um TR-3 que pertenceu a Mandacaruense com o prefixo 0418.

Nessa época a empresa possuía modelos da Marcopolo e Caio Norte. O TR-3 aparentemente foi o filho único da Mandacaruense nos anos 70 e 80. As fotos acima foram em 1979 e 1980 respectivamente.

1 comentário em “O único Nimbus que se tem registro na Paraíba”

  1. eu acho muito bonito o que vocês fazem resgatar a historia do transporte publico do nosso país principalmente do nordeste são lembranças e descobertas muito boa com tenho nesse blog, parabéns é nota dez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança