As linhas da Expresso Paraibano nos anos 70

De Ônibus Paraibanos Imagens Acervo Paraíba Bus Team A maioria das pessoas que conheceram a Expresso Paraibano sabiam que a empresa operava sua única linha, a João Pessoa X Nova Cruz. Porém, a empresa ...

De Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Paraíba Bus Team

100 7607

A maioria das pessoas que conheceram a Expresso Paraibano sabiam que a empresa operava sua única linha, a João Pessoa X Nova Cruz. Porém, a empresa operou muito mais linhas do que a linha que a acompanhou até o encerramento das atividades da empresa em 2014.

A Expresso Paraibano surgiu entre as décadas de 40 e 50, na cidade de Guarabira-PB, sendo fundada por Gustavo Amorim da Costa que era também parente dos donos do Expresso Guarabirense. Chegou a ser uma das maiores empresas de ônibus da Paraíba, constituindo linhas diárias e importantes de Guarabira para João Pessoa, Nova Cruz-RN, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, chegando a concorrer com empresas importantes como Bonfim, Real e Nacional.

Em 1975 a Paraibano operava as seguintes linhas:

João Pessoa X Guarabira
Araruna X João Pessoa
Belém X João Pessoa
Caiçara X João Pessoa
Boqueirão X João Pessoa
Guarabira X Recife

Na época, para operar essas linhas, a empresa adquiriu várias unidades do Ciferal Líder com chassi Scania junto a Cometa, aonde eram chamados de Turbo Jumbo. Um deles é o que vemos na foto.

Ainda nos anos 70, a Expresso Paraibano vende suas linhas João Pessoa X Rio de Janeiro e Guarabira X Rio de Janeiro a Viação Itapemirim. No entanto, com a morte de Gustavo a Paraibano fica nas mãos de viúva e filhos e com o passar do tempo, a empresa começa a passar por crise financeira ao longo dos anos 80 e 90, chegando a alugar ônibus para suprir horários e com uma frota bem deteriorada.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.