A compra da Bonfinense pela Gontijo

De Viaje Gontijo
Imagens Divulgação

Na década de 80 a Gontijo procurou principalmente estabelecer uma ligação entre a região Nordeste com São Paulo, e aproveitou uma grande oportunidade. Comprou a Empresa Viação Bonfinense, fundada na década de 50 e que era considerada uma das principais empresas responsáveis pela integração do sertão nordestino com as regiões sul e sudeste do Brasil.

Sediada na época em Senhor do Bonfim – BA a Viação Bonfinense operava linhas como Miguel Calmon x São Paulo, Juazeiro x São Paulo, Petrolina x São Paulo, Euclides da Cunha x São Paulo, Monte Santo x São Paulo, Fortaleza x Picos, Petrolina x Teresina, Petrolina x Rio de Janeiro entre outras varias linhas, além de ser umas das primeiras empresas a oferecer Serviço Leito, equipado com aproximadamente 23 poltronas na época, no eixo PE x SP.

Com sua frota de 140 ônibus composta basicamente por Mercedes-Benz Monobloco O-355 / O-362 / O-364, Marcopolo III, Nielson Displomata e Ciferal Lider a Bonfinense foi adquirida pela Gontijo em meados de 1982, fato que abriu definitivamente as portas da Gontijo para um mercado que hoje corresponde cerca de 35% do movimento da empresa.

Abílio Gontijo: “Em um pais como o nosso, não temos como parar de crescer. O Brasil é quase um continente e mesmo assim metade desse território permanece pouco explorada. Havendo oportunidade, nós sempre estamos pensando em crescer.” (fundador da Gontijo)

6 comentários em “A compra da Bonfinense pela Gontijo”

  1. obrigado meu caro amigo pela a postagem estou matando a saudade de ver onibus da extinta bomfinense foi a primeira empresa que eu viagei na linha remanso ba a juazeiro ba

  2. Adenilson Ferreira

    Boa tarde!
    Galera minha primeira viagem de ônibus foi na Bonfinense São Paulo x Miguel Calmon na Bahia.
    Saindo da rodoviária velha de baixo do viaduto ao lado da igreja do Davi Miranda
    Eita saudade

    1. Pena que não tem mais fotos ? lembro -me que viajei de Petrolina a São Paulo. eram dois motoristas. na época não existia troas de motoristas eram apenas dois!

  3. pena que não existe mais fotos… ainda jovem fiz a minha primeira aventura de Petrolina a São Paulo, onde até hoje permaneço. recordo-me muito bem eram dois motoristas. Viajamos em uma Época de calor os motoristas descansavam atras onde ficava o motor. tinha uma cortina e lá existia um colchão, acredito que não descansavam nada porque o calar era tanto que eles pouco ficavam la! isso fez parte da minha vida. são coisas que que marcam a nossa vida!

  4. pena que não existe mais fotos… ainda jovem fiz a minha primeira aventura de Petrolina a São Paulo, onde até hoje permaneço. recordo-me muito bem eram dois motoristas. Viajamos em uma Época de calor os motoristas descansavam atras onde ficava o motor. tinha uma cortina e lá existia um colchão, acredito que não descansavam nada porque o calor era tanto que eles pouco ficavam la! isso fez parte da minha vida. são coisas que que marcam a nossa vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança Novos Paradiso DD da Catedral Relembre os Alphas do intermunicipal paraibano