Sinais de melhoras na economia geram reflexos na Comil

De JBV online Por Egídio Lazzarotto Imagens Divulgação Comil / JC Barboza Na semana que passou, meu passarinho trouxe uma boa informação envolvendo a Comil, que após ter entrado com a recuperação ...

De JBV online
Por Egídio Lazzarotto
Imagens Divulgação Comil / JC Barboza

17629745 627551130772235 4005561707021177655 n

Na semana que passou, meu passarinho trouxe uma boa informação envolvendo a Comil, que após ter entrado com a recuperação judicial vinha enfrentando muitas dificuldades com relação ao mercado brasileiro de ônibus. Apesar da situação ainda não ser das melhores, parece que começa a respirar sem aparelhos e em breve pode sair da UTI.

A empresa teve um início de ano não muito bom, com sua produção praticamente parada e poucas perspectivas. A partir de fevereiro os pedidos começaram voltar e sua produção passou a ser de três a quatro ônibus por dia, ou seja, está com sua produção ao máximo, levando em conta a equipe de profissionais que dispõe neste momento. Porém, neste mês de abril deverá cair um pouco a produção, por causa dos feriados.

A empresa vem sofrendo ainda com a falta de fluxo de caixa e vale lembrar que possui um crédito junto ao Ministério da Justiça num valor que ultrapassa R$ 44 milhões, referentes à entrega de vários ônibus para o Projeto Crack. Com este aporte financeiro poderia ampliar a sua produção, apesar da crise econômica.

IMG 6064

No entanto a Comil, com os contratos que já tem em sua carteira de pedidos, tem trabalho garantido até o final de junho. Neste momento já está na sua linha de produção 70 ônibus urbanos para uma empresa de Recife, além de outros pedidos menores, que são para o transporte urbano no mercado brasileiro e alguns para o mercado externo. Para os veículos rodoviários a empresa já tem garantido dois contratos, também para o exterior. São 15 ônibus, Invicto DD, para o Peru, e 10 para a Bolívia, além de outros pedidos menores para o mercado brasileiro e do Mercosul.

Durante esta semana conversei com vários especialistas em ônibus e também com trabalhadores da Comil, e me garantiram que nunca tiveram uma qualidade dos seus veículos como a de agora. Segundo um empresário, que tem vários veículos de turismo, nenhum da Comil, no momento os ônibus rodoviários Invictus DD são os melhores do mercado brasileiro. Segundo este empresário não é apenas estrutura e design dos ônibus que são ótimas, mas o acabamento interno possui o que tem de melhor no mercado.

Com esta ligeira melhora e após centenas de trabalhadores serem demitidos da Comil nos últimos dois anos e outros ameaçados de perder o trabalho, e por muito pouco a empresa não ter fechado a suas portas definitivamente, começa surgir uma luz no final do túnel com relação aos empregos. Na semana que passou recebi informação de que a Comil iria começar a contratar trabalhadores novamente.

17757216 627548370772511 1348026369972604125 n

Prontamente liguei para saber sobre a veracidade do fato e ninguém quis falar sobre o assunto, mas, segundo meu passarinho, após os feriados a empresa vai contratar 17 novos trabalhadores. Porém, com relação a geração de mais empregos, tudo depende do mercado e de futuras ações trabalhistas que possam surgir. Com certeza a situação da Comil ainda é de muita dificuldade, mas com boas perspectivas para o futuro e principalmente se o governo federal pagar o que deve.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.