Presidentes de Câmaras discutem seminário de Mobilidade Urbana

De WSCOM Imagens Paulo Rafael Viana / Gilberto da Costa Júnior Com o objetivo de discutir e solucionar problemas em comum dos municípios vizinhos à Capital paraibana, o presidente da Câmara Municipal ...

De WSCOM
Imagens Paulo Rafael Viana / Gilberto da Costa Júnior

dsc05332
Proposta é encontrar soluções para problemas que municípios da Região Metropolitana de João Pessoa têm em comum.

Com o objetivo de discutir e solucionar problemas em comum dos municípios vizinhos à Capital paraibana, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), propôs aos presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana a realização de um Seminário sobre Mobilidade Urbana. Para que o evento aconteça, será realizada uma reunião prévia sobre o assunto com os chefes legislativos municipais nesta segunda-feira (3), às 15h.

Mobilidade Urbana será apenas o primeiro tema de uma série de seminários. Coleta e destinação de resíduos sólidos, políticas de geração de emprego e renda, programa de atenção básica à saúde e transporte público são alguns temas a serem trabalhados em conjunto.

A ideia é que as medidas elaboradas durante o evento sejam levadas aos Executivos Municipais, para serem executadas ao longo dos próximos 20 anos.

Para o presidente Marcos Vinícius, a mobilidade urbana é um tema que interessa a população de todos os municípios da Região Metropolitana, pois o que acontece em um local pode ter repercussão em outro.

08132

“O trânsito de João Pessoa, por exemplo, têm repercussão em Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, e vice-versa. Então precisamos envolver o debate com a população desses outros municípios, não apenas com a de João Pessoa”, justificou o presidente do Legislativo da Capital.

Outra proposta prevista para esses encontros é que eles possam contribuir para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios que têm o número mais baixo. “Neste grupo, a gente tem municípios com o IDH baixo, médio e alto. Ajudando uns aos outros, a gente consegue elevar o índice dos que precisam”, ponderou Marcos Vinícius, ressaltando o compartilhamento de experiência nas reuniões.

A Região Metropolitana de João Pessoa é composta por 12 municípios e mais de um milhão e duzentos mil habitantes. A quantidade de habitantes da Grande JP dá o posto de 23ª mais populosa entre as regiões metropolitanas do país. Bayeux; Santa Rita; Cabedelo; Conde; Cruz do Espírito Santo; Lucena; Rio Tinto; Pedras de Fogo; Alhandra; Pitimbu; Caaporã; e João Pessoa fazem parte da Grande JP.