DER anuncia novo edital para escolha de empresas de ônibus de Bayeux, PB

De G1 Paraíba Imagem Gilberto da Costa Júnior Uma nova licitação para escolha das empresas que vão explorar o transporte público intermunicipal entre as cidade de Bayeux e João Pessoa foi publicada ...

De G1 Paraíba
Imagem Gilberto da Costa Júnior

08107

Uma nova licitação para escolha das empresas que vão explorar o transporte público intermunicipal entre as cidade de Bayeux e João Pessoa foi publicada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) no Diário Oficial da Paraíba no sábado (25). A publicação aconteceu após a primeira licitação, marcada para o dia 24 de novembro de 2016, ter sido considerada deserta. A procura por novas empresas é parte de um decisão judicial da 4ª Vara Mista de Bayeux, que atendeu a um pedido feito em uma ação civil pública (ACP) do Ministério Público da Paraíba.

A nova licitação está marcada para o dia 11 de maio deste ano, às 10h, na sala da Comissão Permanente de Licitação do DER, em João Pessoa. A ação parte do pedido atendido antecipadamente pelo juiz, com a condenação do DER, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), do Município de Bayeux, e de três empresas de ônibus a adotarem uma série de medidas para regularizar o serviço de transporte coletivo municipal e intermunicipal em Bayeux.

De acordo com a sentença prolatada em outubro de 2016 pelo juiz Francisco Antunes Batista, o DER deveria analisar os contratos de permissão de transporte coletivo rodoviário intermunicipal envolvendo o município de Bayeux e rescindir, se fosse o caso, os contratos que não estavam sendo cumpridos, realizando nova licitação, prevendo no edital a exigência de frota de veículos com menos de cinco anos de uso e com a acessibilidade nos percentuais previstos em lei.

Entenda o caso

Desde 2013, a Promotoria de Justiça de Bayeux fez alertas em relação à precariedade no serviço de transporte coletivo, cobrando a realização de licitação para permissão do transporte municipal e intermunicipal. Em 2014, foi encerrado o contrato de permissão para a exploração do serviço de transporte coletivo no Município de Bayeux firmado entre o DER e as três empresas com duração de 12 anos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.