Chassi Scania K113TL na Gontijo

De Viaje Gontijo
Imagem Harllsson Silva Santos

O Scania K-113TL veio através da série 3 da Scania, que foi uma das mais importantes da montadora no brasil e a Gontijo foi uma das primeiras empresas a operar este ônibus em linhas de longa distância. A potência e o torque deste motor eram tão elevadas que ele possuía uma caixa de mudanças com redução de oito marchas a frente – 4×4, transmissão de 8 marchas, onde as 4 primeiras eram invertidas através de um botão a partir da quinta marcha, tendo a seguinte sequência:

Botão para baixo = 1ª, 2ª, 3ª e 4ª
Botão para cima = 1ª vira 5ª, 2ª vira 6ª, 3ª vira 7ª e 4ª vira 8ª

Na Gontijo a numeração desses carros se iniciava no 15000 seguindo até o carro 15145. Na prática operar esta maquina era como dominar o boi mais forte e bravo do rebanho e muitos no começo apesar de toda orientação e treinamento prático apanhavam muito para domina-lo, isso rendeu o apelido entre os motoristas de “Boi Bandido” (comparado ao famoso Touro Bandido, melhor touro do rodeio brasileiro, reconhecido internacionalmente por derrubar rapidamente os peões que tentavam montar nele).

Curiosidade: A potencia máxima do Scania K-113TL é de aproximadamente 362 cavalos, número que parece modesto diante dos modelos atuais da Scania, que possuem potência máxima de 440 cavalos. Na época, devido a sua alta potência, o “Boi Bandido” saia tranquilamente já em 2° marcha. Em 2017 a Gontijo vendeu o ultimo “Boi Bandido” da serie 15xxx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança