Operadores expõe situações do dia a dia e recebem orientações de como proceder além de dicas de direção econômica e defensiva

De News Comunicação Imagens Kristofer Oliveira / Divulgação A partir do tema central ‘O nosso negócio é transportar’, motoristas, manobreiros e cobradores da empresa de ônibus Unitrans começam nesta ...

De News Comunicação
Imagens Kristofer Oliveira / Divulgação

0708 marcopolo torino 2014 of 1721 e5

A partir do tema central ‘O nosso negócio é transportar’, motoristas, manobreiros e cobradores da empresa de ônibus Unitrans começam nesta terça-feira (21) os treinamentos do Programa ‘Operador em ação’. Nesse primeiro módulo, que começou hoje e só terminará no dia 31, após todas as nove turmas participarem da capacitação, os profissionais vão poder expor situações inusitadas do dia a dia, receberão orientações de como proceder, poderão ainda sugerir mudanças que melhorem o atendimento aos passageiros e ainda receberão dicas de dirigibilidade econômica e defensiva.

O treinamento de hoje foi iniciado pela gerente de Recursos Humanos da Unitrans, Isabela Maria,  que relembrou a nova metodologia do Programa, que dividiu por áreas as turmas, lembrando que durante as capacitações deste primeiro módulo os assuntos abordados devem se restringir a questões coletivas, do dia a dia da operação. “Queremos ouvir vocês, suas dúvidas, sugestões de melhoria, porque o objetivo desta primeira capacitação do ano é ampliar essa interação e buscar levantar questões e sugestões que melhorem nossa prestação de serviço, atraiam mais passageiros, melhorem o trabalho de todos e, consequentemente, o nosso negócio cujo foco é transportar pessoas da melhor forma possível”, destacou Isabela.  Segundo ela, no final das capacitações, será elaborado um relatório com as colocações e sugestões dos operadores. O documento será encaminhado para as gerências da empresa, para a diretoria e também para o órgão gestor, a SEMOB, quando fizerem referência a assuntos sob a responsabilidade da Superintendência.

O chefe de tráfego Allisson Ricarti, instrutor deste módulo, abordou a questão da queda dos passageiros transportados, uma realidade que se constata em todos os sistemas de transporte público do país, com enfoque nas ações e importância da reconquista do cliente através, principalmente, na melhoria dos serviços prestados à população. Humberto José, também chefe de tráfego da empresa, mostrou formas de operação e condução de veículo que tanto proporciona redução de custos para a empresa, como torna as viagens mais tranquilas e seguras. Vídeos com diversas situações de dirigibilidade e dicas de como proceder para ter uma direção segura e econômica foram apresentados. Os dois instrutores deram ênfase à importância da postura dos profissionais para o êxito dos objetivos alcançados.

O treinamento desta terça-feira foi para os operadores da Área 0428, que compreende os terminais 511,510, 521,600 e 522.  Nesta quarta, participarão os profissionais que atuam nos terminais 513, 601, ,603, 5103, 5104 e 5101. Os funcionários lotados na Área 5046, terminais 101,102, 202, 1500 e 5100 participam do treinamento no dia 23, enquanto que os dos terminais 105,107, 204,208, 3200 e 5204 farão a capacitação na sexta-feira (24). O calendário, por terminais prossegue na outra semana. Os treinamentos acontecem em dois turnos e não prejudicam a escala de trabalho.

O ‘Operador em Ação’ é um Programa de capacitação permanente da Unitrans, que existe desde 2012, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. Este ano, os treinamentos acontecerão nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro, totalizando cinco encontros.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.