A história do Vip “despadronizado” da São Silvestre

De Ônibus Paraibanos
Imagem Internet

Na última semana, circularam fotos na Internet de um Apache Vip I da São Silvestre recebendo a pintura que a empresa ostentou até 2010, quando o sistema do Rio de Janeiro passou a adotar pintura padronizada. Porquê a São Silvestre então “despadronizou” esse veículo? Você vai entender agora.

Vamos começar já esclarecendo uma coisa: o padrão do sistema carioca continua em vigor e não vai mudar até aqui. É tanto que várias empresas da capital fluminense fizeram encomendas à CAIO, que vai entregar cerca de 120 veículos a empresas do Rio de Janeiro. Para as empresas da capital, os veículos virão, logicamente, com o padrão da cidade.

Como dito, na semana passada começaram a circular fotos de um ônibus da São Silvestre sendo repintado com as cores da empresa, dando a entender que ali seria o pontapé da “despadronização” do sistema carioca. E não é.

A diretoria da Transportes São Silvestre vai guardar esse ônibus como lembrança, daí a repintura com as cores da empresa. Não teria, logicamente, como o ônibus voltar a rodar em transporte regular uma vez que o ônibus é de 2005, ou seja, tem 12 anos de uso e pelo regulamento da Prefeitura do Rio, não poderia mais rodar.

A Transportes São Silvestre é uma das marcas mais tradicionais do transporte carioca, e teve uma das identidades mais marcantes da cidade. A empresa desse modo quis conservar isso como uma lembrança. É tanto que somente esse ônibus foi repintado, e outros veículos ainda dentro do prazo que, assim como esse Vip, foram do Metrô de Superfície, voltaram a rodar com a pintura padronizada do sistema carioca.

Portanto, o carro não vai rodar em linha regular, e a pintura padrão do Rio de Janeiro, que existe desde 2010, permanece em vigor. Toda a frota está repintada, vários intercâmbios de veículos entre empresas foram possíveis e estão chegando da CAIO vários ônibus novos, com o padrão que até hoje divide opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança