O primeiro articulado de Sergipe

De Ônibus Paraibanos  Texto Edcarlos Rodrigues / JC Barboza Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team / Acervo histórico CFO-SE O ano era 1990 e a Scania entregava a Viação São Pedro, o primeiro ...

De Ônibus Paraibanos 
Texto Edcarlos Rodrigues / JC Barboza
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team / Acervo histórico CFO-SE

100 1869 1

O ano era 1990 e a Scania entregava a Viação São Pedro, o primeiro ônibus articulado da cidade de Aracaju, capital de Sergipe, depois de ser testado por dois meses nos corredores específicos que interligavam vários pontos da cidade.

A carroceria da Caio de modelo Amélia foi montada sobre o chassi Scania S112 articulado com motor DS11 15 com motor com 305 cv a 2.000 rpm. A opção pelo articulado deu-se à sua maior capacidade de transportes de passageiros (46 sentados e 110 em pé) mantendo, por outro lado, o mesmo desempenho dos ônibus convencionais que rodam no corredor.

sp 0021 1

O articulado Scania fazia a rota que interligava a zona norte de Aracaju, percurso de maior concentração de passageiros, principalmente nos horários de rush. A capital sergipana foi a pioneira do nordeste a implantar os corredores específicos para ônibus pesados urbanos.

A história da Viação São Pedro

A empresa foi criada em 1978 para operar exclusivamente no transporte urbano de Aracaju, herdando a frota, as linhas e a estrutura da Bomfim Urbana. Em 1994, uma concorrência aberta pela então prefeita de Salvador, Lídice da Mata, escolheu a empresa do grupo Bomfim para operar as linhas da Estação Pirajá. A Viação São Pedro começou suas atividades na cidade de Salvador em 15 de maio de 1994.

Para começar seus trabalhos em Salvador muitos veículos foram trazidos de sua matriz de Aracaju, foram veículos de variadas configurações que aqui operaram até a chegada dos seus primeiros veículos novos entregues em 1995, foram eles: o Caio Amélia S112 Articulado, que estamos abordando nessa matéria, Caio Vitória Mercedes OF-1318, Ciferal Alvorada Mercedes OF-1318, Ciferal Padron Rio Ford B1618 e Ciferal Padron Rio Mercedes LPO-1113.