Linhas de Bayeux já podem ser acompanhadas em tempo real pelo CittaMobi

De Portal Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Imagens Gilberto da Costa Júnior / Aplicativo Citta Mobi Menos de uma semana depois do início das operações do Consórcio Metropolitano, as empresas ...

De Portal Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Gilberto da Costa Júnior / Aplicativo Citta Mobi

50.02

Menos de uma semana depois do início das operações do Consórcio Metropolitano, as empresas componentes já disponibilizaram as linhas de Bayeux no aplicativo CittaMobi. Isso só foi possível porque a SIM já utiliza o sistema em seus ônibus, no monitoramento das linhas de Santa Rita, e agora estende essa funcionalidade as de Bayeux, cedendo ainda a funcionalidade as demais empresas do consórcio.

Para ter acesso ao monitoramento em tempo real das linhas de Bayeux e Santa Rita, basta baixar o aplicativo CittaMobi no iOS ou no Google Play, de graça. A CittaMobi ainda dispõe de uma versão do aplicativo adaptada para deficientes visuais, que também pode ser baixada via iOS ou Google Play. Porém você ainda pode ter acesso ao monitoramento pelo navegador, acessando o link http://www.cittamobi.com.br/mapa. Para procurar as linhas de Bayeux, basta procurar pela cidade de Santa Rita, junto às demais linhas da SIM.

Foram adicionadas as linhas 5501-Aeroporto, 5502-Imaculada, 5503-Mário Andreazza, 5505-Tambay/Sesi e 5506-Jardim Aeroporto. A linha 5504 foi fundida com a 5505 ainda nos tempos da Metro, e o Consórcio Metropolitano assim a manteve, por isso não aparece no aplicativo. As linhas vêm acompanhadas de suas variantes (Pedro Ulisses e Engenheiro de Carvalho, no caso da 5502-Imaculada e BR, Mariz e Comercial Norte no caso da 5503-Mário Andreazza).

No mapa, vemos o monitoramento das linhas da SIM de Santa Rita e de Bayeux. É possível ver que não só os ônibus que pertencem a SIM estão sendo monitorados, mas também os das outras empresas do Consórcio Metropolitano, como no print abaixo, onde vemos o 51140 (08140) da Reunidas na linha 5501-Aeroporto.

print cittamobi 1
Mapa com o monitoramento das linhas da SIM, tanto de Santa Rita quanto de Bayeux. Todos os ônibus do Consórcio são monitorados, mesmo os que não são da SIM.

No celular, temos um aplicativo que é bem mais completo em termos de usabilidade, informação e funcionalidade. Ele informa ainda se o ônibus é adaptado para cadeirantes, bem como dá uma previsão dos próximos veículos. E diferente do JampaBus, que passou a omitir o prefixo dos ônibus em sua nova atualização, o CittaMobi dá essa informação, que é repassada a partir do momento em que o ônibus se aproxima do ponto desejado.

É possível ainda ver a previsão horária das próximas paradas que um ônibus vai fazer. Aqui temos um exemplo com o carro 51122 (08122) da Reunidas, que faz a linha 5506-Jardim Aeroporto. Abaixo, uma captura do Google Street View exibe o local da parada, dando uma referência para quem, por exemplo, não sabe exatamente onde a parada está.

O CittaMobi ainda dá a descrição completa da localização da parada, com uma relação das linhas que param nelas.

Com o CittaMobi também é possível monitorar um ônibus em tempo real, não só quando ele se aproxima da parada, mas em todo seu percurso, no recurso “Viagem online”. Aqui temos um exemplo desse recurso com a linha 5505-Tambay/Sesi, onde aparecem duas viagens online, feitas pelos carros 51107 (08107) e 51108 (08108), também da Reunidas. Nele também é possível ver quanto tempo ainda falta para o ônibus chegar ao terminal de bairro.

O usuário ainda pode favoritar as linhas e as paradas, onde há espaços específicos onde ele pode acessar exatamente as linhas que precisa usar e as paradas onde vai embarcar ou desembarcar, sem perder tempo.

E ainda pode ter uma experiência mais personalizada adicionando endereços de casa e trabalho, bem como outros pontos de referência.

O passageiro ainda pode reportar informações sobre o ponto ou sobre o ônibus ao aplicativo. Pode ainda avaliar o motorista.

Com isso, o usuário do sistema de Bayeux tem acesso a um aplicativo mais funcional e completo, podendo ter várias possibilidades de monitorar os ônibus e programar suas viagens.

Em menos de duas semanas, o Consórcio Metropolitano vem mudando o transporte de Bayeux. Tudo ainda é muito novo e a população de Bayeux está se adaptando bem ao novo sistema, que deve ainda trazer mais novidades nas próximas semanas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.