Bayeux terá frota emergencial nas linhas da Metro, que não opera mais; 3 empresas disponibilizarão 18 ônibus para Bayeux

De Portal Ônibus Paraibanos, com informações da TV Cabo Branco Por Josivandro Avelar Imagem JC Barboza A Metro caminha para seu final. Em reunião no DER, ficou decidido que três empresas da Grande ...

De Portal Ônibus Paraibanos, com informações da TV Cabo Branco
Por Josivandro Avelar
Imagem JC Barboza

img_0220

A Metro caminha para seu final. Em reunião no DER, ficou decidido que três empresas da Grande João Pessoa irão assumir as linhas da Metro até que toda a situação seja normalizada, ao que tudo indica, até que uma nova empresa as assuma em definitivo, o que na prática encerra a história da Metro/Wilson em Bayeux.

A crise – ou mais um capítulo dela – começou no último sábado, quando os funcionários da empresa paralisaram as atividades contra a troca de controle acionário da empresa, que voltaria a ser de seu antigo proprietário depois de divergências contratuais com os gestores da empresa de novembro até então, Zilma Barros e André Lima. Zilma administrava a empresa por uma procuração pública e estava analisando se compraria a empresa, pois havia um contrato de pré-venda. Foi ela quem comprou os cinco Viales de 2012 ex-Galo Branco que operaram na empresa durante praticamente um mês. E que agora já não fazem mais parte da empresa.

Com isso, a frota que sobrou era praticamente a que a Metro tinha, e a maioria dos ônibus não têm condições de circular. Além disso, os funcionários ainda reclamam da questão dos salários atrasados e recusaram a devolução da empresa a seu antigo proprietário, que alegou que os novos proprietários não cumpriram obrigações gerenciais e financeiras. Daí a greve.

Por conta disso, os três ônibus da Das Graças operaram durante o período e assim deve continuar. Geralmente a empresa dispõe de dois circulantes e um reserva, agora os três operam continuamente. A SIM também reforçou a frota da linha de Várzea Nova, que passa por Bayeux.

No sábado, o Procon de Bayeux multou a empresa em R$ 500 mil reais e determinou um reforço temporário. Além dos ônibus da Das Graças, a SIM também fez o reforço acima mencionado, além da própria Metro disponibilizar cinco ônibus para dar suporte.

A dívida da Metro gira em torno de R$ 6 milhões.

Um recomeço que termina mal

No final de 2013, uma portaria do DER determinou a renovação de frota das empresas metropolitanas sob pena de cassação da concessão. A determinação foi feita após um acidente envolvendo um ônibus da Rodoviária Santa Rita, que teve vítimas fatais e abriu discussão sobre a questão da idade e conservação dos ônibus que fazem as linhas metropolitanas de João Pessoa.

Com isso, as empresas tiveram que renovar a frota, e aproveitaram para renovar suas marcas. A Rodoviária Santa Rita virou SIM, reestruturou sua frota, com compra de seminovos e zero quilômetro e se saiu bem; hoje é uma das melhores empresas do transporte metropolitano da Paraíba.

Já a Wilson virou Metro e absorveu ainda a Almeida, que não conseguiu atender a determinação do DER e fechou em fevereiro de 2014. A Das Graças se manteve no sistema e trocou dois dos seus três ônibus; saíram Urbanus e Alpha, entraram dois Apache Vip de 2007 ex-Amparo. O GV ficou e herdou a cor azul com a qual os dois Vip vieram. Em melhor situação, a empresa se saiu bem e deve permanecer no sistema.

Com a troca do nome e um novo layout, a Metro trouxe vários seminovos de Pernambuco e do Rio de Janeiro e não conseguiu repetir o êxito da SIM. Pelo contrário, só deu roupa nova aos velhos problemas da Wilson. Ônibus quebrados, salários atrasados e reclamações continuaram a se repetir na empresa. A Metro ainda ensaiou uma renovação de frota, porém com ônibus que já circularam no sistema de Cabedelo, além de um ex-Fortaleza.

[wpvideo 8bezfV33]

A Metro enfrentou do ano passado até aqui várias greves de funcionários. Uma licitação chegou a ser aberta para definir uma substituta para a empresa em novembro do ano passado, mas deu deserta. A mudança de controle acionário da empresa traria esperança, e deu um lampejo quando trouxe os cinco Viales de 2012. Mas a confusão judicial entre nova e antiga gestão praticamente encerra de vez uma história que não poderia terminar de outra forma dada como ela começou.

O Portal Ônibus Paraibanos acompanha tudo, e amanhã traremos mais informações sobre como está a situação de momento no transporte de Bayeux, bem como imagens dos veículos que operam emergencialmente as linhas da cidade.