Ônibus Paraibanos

DER vai fiscalizar acesso de portadores de deficiência em ônibus

De PB Agora
Imagem Gilberto da Costa Júnior

dsc08796

As empresas de ônibus intermunicipais da Paraíba estariam descumprindo a Lei 7.529/04, que garante acesso gratuito a portadores de deficiência nos transportes coletivos. A denúncia foi formalizada no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) pelo deputado estadual Trócolli Junior (Pros), o procurador da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Charles, e seu filho Adelson Badu, que obtiveram a garantia do superintendente do DER, Carlos Pereira de Carvalho, de que haverá uma fiscalização intensa em todos os terminais rodoviários do Estado.

“Isso é uma questão de cidadania e de cumprimento da lei. O que os ônibus estão fazendo? Quando chega um portador de deficiência para requerer sua passagem gratuita, eles alegam que já se esgotou o limite de passagens diárias, sendo que esse limite não foi esgotado. Por isso estivemos no DER e o superintendente nos garantiu que vai reforçar a fiscalização para garantir que esse direito seja garantido”, declarou Trócolli.

O parlamentar lembrou que 16% dos paraibanos possuem algum tipo de deficiência física e devem ter os direitos garantidos por lei executados. Somente com deficiência motora são 320,1 mil paraibanos. “Desde que eu era vereador, desde 1992, eu venho encabeçando essa luta em defesa das pessoas com necessidades especiais. E quando essa denúncia chegou até a mim, minha primeira providência foi recorrer ao DER. Nosso amigo Carlos Pereira nos garantiu que vai fazer cumprir a lei”, informou.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.