Pioneirismo na América Central

De Revista AutoBus Imagem Divulgação No final de 2016, uma nova versão de ônibus urbano iniciou sua operação no sistema Transmetro, da Cidade da Guatemala, capital homônima do país localizado na ...

De Revista AutoBus
Imagem Divulgação

viale-brt-biarticulado-guatemala-2-info

No final de 2016, uma nova versão de ônibus urbano iniciou sua operação no sistema Transmetro, da Cidade da Guatemala, capital homônima do país localizado na América Central.

Os ônibus biarticulados (três ao todo) são os primeiros da região, promovendo maior competitividade em um sistema de transporte público que atende uma grande demanda de passageiros. Os novos veículos possuem carroçarias Viale BRT, da encarroçadora brasileira Marcopolo.

A versão foi desenvolvida para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, contando com oito portas de serviço em nível e capacidade para transportar 260 passageiros. Os chassis são da Volvo e as carroçarias ainda possuem espaço para cadeirante e destacam-se pelo conforto e versatilidade para a operação em grandes centros urbanos.

Para maior conforto dos passageiros, os veículos possuem sistema de ventilação CityVent, que proporciona uma renovação de ar mais eficiente, menor custo de manutenção e operação, baixo nível de ruído e melhor controle da ventilação.

A Marcopolo já forneceu mais de 60 unidades de seu modelo Viale BRT, na versão articulada, para o sistema Transmetro.