App Jampa Bus chega ao iOS e tem interface atualizada

De Portal Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Prints Portal Ônibus Paraibanos O aplicativo Jampa Bus da Semob finalmente chegou ao iOS, sistema operacional do iPhone da Apple. O print acima foi ...

De Portal Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Prints Portal Ônibus Paraibanos

whatsapp-image-2017-02-02-at-17-05-16-1

O aplicativo Jampa Bus da Semob finalmente chegou ao iOS, sistema operacional do iPhone da Apple. O print acima foi tirado de um celular que utiliza esse sistema operacional. Além disso, o aplicativo passou pela sua primeira grande atualização de interface desde que foi lançado em setembro e que também é válida para o Android.

A primeira prova da mudança é a mudança do ícone do aplicativo, que ganha profundidade. Mas apertando nesse botão, se tem uma ideia das mudanças da interface do Jampa Bus.

whatsapp-image-2017-02-02-at-17-05-12-1

A primeira mudança é a retirada da exigência da criação de uma conta com CPF e senha. O usuário só o faz se quiser e se quiser, não precisa usar necessariamente o número do CPF; pode usar o e-mail ou o Facebook para criar a conta e ter acesso à “mais funções”, porém mesmo fazendo o login, não há outras funções a mais que o aplicativo possa disponibilizar para quem o fizer, porém para enviar uma sugestão para o aplicativo, é necessário fazer o login. Porém se o aplicativo for fechado e reaberto, o aplicativo se desloga sozinho; tem que fazer o login de novo.

Aplicativo deixa de exigir CPF para login, o que passa a ser opcional.
Aplicativo deixa de exigir CPF para login, o que passa a ser opcional.

Outra mudança diz respeito ao mapa, que não precisa voltar até um certo ponto para que você possa voltar a usar, e assim selecionar uma nova parada.

whatsapp-image-2017-02-02-at-17-05-16

É possível ainda favoritar linhas, mas não há um campo de favoritos onde você possa ver as linhas as quais você favoritou.

É possível favoritar linhas, mas não há uma aba de favoritos.
É possível favoritar linhas, mas não há uma aba de favoritos.

A mudança mais drástica até aqui vista foi no modo como os horários das linhas são apresentados. Ele agora exibe previsões dos horários que os ônibus devem aparecer na parada, porém por outro lado não constam mais a numeração dos veículos junto a elas. Isso elimina a possibilidade de confrontar os dados do aplicativo para, por exemplo, comprovar se determinado ônibus chegou mesmo à parada, e era uma forma de garantir a transparência da precisão do sistema. Sem a numeração dos veículos junto às linhas, essa informação fica pela metade.

Numeração dos veículos deixa de constar junto ao horário das linhas.
Numeração dos veículos deixa de constar junto ao horário das linhas.

Só para provar que esse tipo de informação é importante, veja abaixo o exemplo do CittaMobi, aplicativo utilizado pela SIM, de Santa Rita, nos prints abaixo. Nele consta a informação do número do ônibus junto ao horário da linha, com o qual é possível ter uma percepção mais precisa da eficiência do aplicativo e do próprio serviço. Isso falta no Jampa Bus, e é uma falha retirar a informação da numeração do veículo junto ao horário.

Voltando ao Jampa Bus, há diferenças nas informações do GPS de um mesmo veículo nas interfaces antiga e nova. Esses prints a seguir foram tirados ao mesmo tempo de dois celulares diferentes, um com o aplicativo atualizado, o outro não. Elas exibem as informações dos mesmos ônibus, mas com algumas diferenças pequenas. Preste atenção no relógio da barra de status dos Androids abaixo, que exibem o mesmo horário.

Nesse exemplo com o 202-Geisel, repare no ônibus ao lado do print com a nova interface.

Já neste aqui com o 3200-Circular, a informação exibida se refere ao mesmo carro 07181, na mesma parada.

O Jampa Bus foi lançado no dia 20 de setembro e utiliza a interface da Conciso TI, que também fornece os aplicativos dos sistemas de Natal e Campina Grande, que também devem ser atualizados para a nova interface.