Inspirado no Torino, Marcopolo muda o Senior Midi

De Portal Ônibus Paraibanos Por Josivandro Avelar Imagens Ricardo Patrick O Marcopolo Senior Midi passou pelo seu primeiro facelift desde que foi lançado, em 2006. Quem esperava que ele seria idêntico ...

De Portal Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Ricardo Patrick

de2ee6ff2e1421014765222db1d2dad0

O Marcopolo Senior Midi passou pelo seu primeiro facelift desde que foi lançado, em 2006. Quem esperava que ele seria idêntico ao Ideale 770, se surpreendeu com o visual, que foi claramente inspirado na atual geração do Torino.

As primeiras unidades da segunda geração do Senior Midi já foram fabricadas de cara para o mercado interno, mais precisamente para o Caminho da Escola, programa do Governo Federal que cede ônibus para transporte escolar gratuito nos municípios brasileiros, e que é característico por adaptar os ônibus conforme as condições das estradas, muitas delas de barro. O primeiro chassi a recebê-lo é o 150S21 da Iveco, mas o modelo pode ser aplicado em qualquer chassi, como o OF-1519 da Mercedes-Benz (urbano e escolar), 15-190 da Volkswagen (urbano e escolar) e Agrale MA 15.0.

A Marcopolo não alterou a parte estrutural do Senior Midi, mas fez consideráveis alterações em seu design, inspirado no Torino 2014. As lanternas arrendondadas passam a ser duas de cada lado – pisca e farol, agora agrupadas em máscaras que lembram a atual geração do Torino. Todo o desenho da dianteira também foi inspirado no Torino 2014.

A traseira já resguarda uma inspiração no Ideale 800, só que com diferenças: as lanternas traseiras em vez de três, são duas – com possibilidade de uma terceira menor. A placa passa a ser posicionada em um espaço acima do parachoque, em vez de estar no próprio.

O interior também traz mudanças na caixa de itinerário e nas calhas de iluminação, que assim como no Torino 2014, passam a ser em LED. As alterações feitas pela Marcopolo trazem como objetivo facilitar a manutenção e a intercambialidade de peças entre um modelo e outro, o que tem sido tendência nas encarroçadoras.

O Senior Midi fez sucesso em sua primeira versão, e ultimamente têm saído mais para o próprio Caminho da Escola. Apesar de muitas empresas optarem por encarroçar o Torino em chassis de 15 toneladas, a Marcopolo dispõe mais uma opção de encarroçamento nesse tipo de chassi, adequando-se às condições e aplicações das empresas.