Refrota já tem autorização para financiar os 100 primeiros ônibus

De Automotive Business Imagem Jovani Cecchin O Refrota – Programa de Renovação de Frota do Transporte Público – lançado no fim de 2016 iniciou as ações de operações por meio da Secretaria Nacional de ...

De Automotive Business
Imagem Jovani Cecchin

img_7627

O Refrota – Programa de Renovação de Frota do Transporte Público – lançado no fim de 2016 iniciou as ações de operações por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), vinculada ao Ministério das Cidades, autorizando a contratação para o financiamento dos 100 primeiros ônibus.

Para o programa, serão disponíveis recursos no total de R$ 3 bilhões oriundos do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

“A meta é financiar 10 mil ônibus”, disse o secretário nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, durante reunião realizada na terça-feira, 17, entre o ministério e representantes do setor de transportes urbanos: Anfavea, associação das montadoras, Anef, associação dos bancos de montadoras, NTU, associação das empresas de transporte urbano e representantes da Caixa Econômica Federal.

“Cada ônibus novo gera cinco empregos diretos. O Refrota nos traz grandes expectativas. Será uma melhora significativa para a mobilidade”, disse o presidente da NTU, Otavio Cunha.

Para efetivar o Refrota, o ministério intensificou a interlocução com a Caixa Econômica, a fim de assegurar os recursos estejam acessíveis e nas mãos da indústria. “Vocês construíram um produto que tem condições de decolar. Vamos estreitar nossa relação com o setor dos transportes urbanos, conhecer melhor esse arranjo e garantir um consumo qualificado”, comentou o vice-presidente da Caixa, Roberto Derziê.

A próxima reunião para avaliação coletiva e monitoramento do Refrota está marcada para o dia 16 de março.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.