Curitiba aprova proposta da Volvo para o transporte

De Automotive Business Imagem Heron Júnior O consórcio formado pela Volvo, Cesbe, Nórdica e a Associação Metrocard receberam a aprovação do projeto proposto para a implantação de uma rede de ...

De Automotive Business
Imagem Heron Júnior

whatsapp-image-2017-01-15-at-22-07-44

O consórcio formado pela Volvo, Cesbe, Nórdica e a Associação Metrocard receberam a aprovação do projeto proposto para a implantação de uma rede de transporte público de passageiros limpa para a capital Curitiba, no Paraná. O projeto Civi, City Vehicles Interconnected, apresentado pela montadora durante a última FetransRio prevê a construção de uma nova linha integrada de corredores BRT equipada com tecnologia de conectividade e veículos limpos, como ônibus híbridos e até elétricos.

Uma vez aprovado, o projeto deve entrar em licitação, que ainda não tem data definida.

“O aspecto que nos atraiu foi a tecnologia proposta pela Volvo para esse tipo de projeto. O Civi é um modelo que não tem paralelo no mundo, além de atender as normas da Euro 6 de restrição à poluição e incorpora conectividade, permitindo prever com exatidão o horário de chegada do ônibus”, afirma o presidente do conselho de administração da Cesbe, Carlos de Loyola e Silva.

Projetada com cinco trechos de 106 quilômetros de extensão e que abrangem as principais regiões da cidade, o projeto prevê 300 novas estações conectadas via fibra ótica, com monitoramento por câmeras e informações em tempo real, por meio de painéis, internet e aplicativos para celulares. Segundo o executivo da Cesbe, há possibilidade de baixo custo para o cidadão.

“A nossa ambição é que as obras sejam executadas com bom planejamento e alto padrão de qualidade”, reforça.