Bilhetagem eletrônica colocará tecnologia à prova durante 2017

De DCI – Diário Comércio & Indústria Imagens Divulgação Após um ano marcado pela adoção de novas tecnologias, as empresas do ramo de bilhetagem eletrônica esperam colher frutos. Em 2017 a ...

De DCI – Diário Comércio & Indústria
Imagens Divulgação

estacao-de-trens-da-cptm-linhas-tem-servido-como-laboratorio-para-inclusao-de-novas-tecnologias-ypsy82972636

Após um ano marcado pela adoção de novas tecnologias, as empresas do ramo de bilhetagem eletrônica esperam colher frutos. Em 2017 a venda de bilhetes com QR code, via aplicativos e até mesmo o cartão bancário substituindo o tradicional bilhete de transportes são algumas apostas que serão postas à prova.
Unir as duas funcionalidades em um só plástico é algo que a integradora Autopass já está trazendo para a realidade. A partir de uma parceria com a MasterCard, dez ônibus intermunicipais da concessionária Metra (que interligam Diadema, na região metropolitana ao bairro paulistano do Brooklin) foram equipados com novos validadores que aceitam o pagamento da passagem via a aproximação do cartão de crédito ou débito. A transação é realizada com ajuda da tecnologia Near Field Communication (NFC), já disponível na maior parte dos novos cartões emitidos por instituições financeiras
A intenção, explica o CEO da Autopass, Rubens Gil Filho, é conquistar a parcela da população que até hoje não aderiu aos cartões de transporte tradicionais. “No Brasil, 30% das pessoas que usam transporte público ainda pagam com dinheiro. É um perfil de usuário que não é atraída pela integração tarifária [de diferentes modais]”, afirmou o executivo.

bilhetagem
Como o projeto piloto abarca apenas veículos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a integração com outros modais ainda está em negociação, tal qual a replicação ao lado de novos parceiros. “Estamos na fase final de análise com a EMTU e existem negociações em curso em diversas cidades do País”, conta Filho.
Em São Paulo, a Autopass é gestora há dez anos do cartão BOM, integrado em mais de 6 mil ônibus da Região Metropolitana de São Paulo e aceito também nas catracas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A operação demanda o processamento de 3,3 milhões transações diárias, entre pagamentos de passagem e recargas. Gil Filho considera o case uma grande vitrine, dado o tamanho da operação. “A complexidade das tarifas, a quantidade de modais e o volume de pessoas tornam o sistema brasileiro o mais complexo das Américas. Existe bilhetagem implantada em países [do continente] como Chile, Colômbia ou Argentina, mas em nível abaixo do que existe aqui”, argumenta Gil Filho, que vê bastante potencial de expansão na região.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.