Repintados da semana #1

De Portal Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Fábio Gonçalves / Jefferson José

06036

A todo momento, surgem mais ônibus sendo repintados com o padrão do Consórcio Navegantes. Para não escrever uma matéria a cada ônibus que entra incluído no novo padrão, a pedido dos nossos leitores, o Portal Ônibus Paraibanos lança a coluna dos repintados da semana, que mostra a evolução das padronizações dos sistema pessoense, também abrindo espaço para a evolução da padronização do sistema campinense.

Toda sexta-feira, serão incluídos aqui os ônibus que começaram a rodar na semana com os novos padrões dos consórcios, sendo notadamente a maioria deles do Consórcio Navegantes de João Pessoa. Não devem ser incluídos ônibus que entram no sistema, como por exemplo o 09108 da Marcos da Silva, esse é uma novidade na empresa. Na primeira coluna, o destaque é da São Jorge, primeira a lançar o padrão, porém a última a dar início à padronização da frota circulante. Ainda tem destaques da Santa Maria e Marcos da Silva.

São Jorge: quatro trucados já foram repintados

Já rodam com a padronização os carros 02101 – mostrado segunda-feira – 02100, 02107 e 02110, os dois primeiros, Viales, e os dois últimos, Torinos.

Além da padronização, os ônibus estão tendo os letreiros laterais removidos e substituídos por letreiros de janela, implantados ao lado da porta dianteira.

Os demais trucados devem reaparecer repintados nos próximos dias. Ainda há a expectativa da padronização dos articulados 02111 e 02112 – que já se sabe estarem padronizados, mas ainda não circulando.

Poderia ser novidade, mas…

…É outro veículo repintado da São Jorge. O veículo que você vê acima como 02028 nada mais é do que o antigo 0297 da mesma São Jorge, que chegou a ser desativado, mas aparentemente ninguém notou isso.

A empresa não só repintou o ônibus, mas o modificou. Roda sem cobrador – quando era 0297, rodava com cobrador – e teve o letreiro eletrônico – reimplantado em outro ônibus – substituído por um letreiro lateral implantado na janela ao lado da porta dianteira. É a segunda vez que a São Jorge reativa um ônibus – a outra vez foi com o 02023, antigo 0226, porém este não só tinha muito tempo de desativado como foi substituído por um Vip II, inclusive, o primeiro veículo com o padrão Navegantes.

Apesar de ser um veículo fabricado em 2007 que poderia ser desativado, o 02028 possui no documento modelo 2008, e é o ano do modelo que conta. Só citando isso como exemplo, os Torinos 0218, 0219 e 0220 foram fabricados em 2009, mas são modelo 2010. E os Torinos 2014 da Unitrans com a pintura da Transnacional e Reunidas são fabricação 2014, modelo 2015.

Santa Maria repinta os Vip II

Dois dos seis Vip II que a Santa Maria possui apareceram repintados hoje. São os carros 06033 e 06036, das linhas 5201 e 2501, respectivamente. A empresa está repintando no momento os titulares das circulares do Colinas – o 06016, que é do 2501, apareceu repintado no início desta semana.

Já era esperado que os Vip II da Santa Maria não aparecessem idênticos aos da São Jorge, afinal, a Santa Maria adota um estilo próprio de padronização, com azul na dianteira e na traseira, além de tipografias diferentes nos nomes e prefixos. O que não se esperava era que o resultado não ficasse lá muito bom. No slideshow, é possível perceber as diferenças de tamanho e posicionamento dos elementos das pinturas dos dois ônibus, além da simulação da traseira do Torino 2014.

16º repintado da Marcos da Silva

A Marcos da Silva avança bem na padronização de sua frota. Além da pintura do consórcio estar presente nos 13 ônibus ex-Cearense Transportes adquiridos só esse ano, a empresa repintou o seu terceiro ex-Rota Expressa – a empresa tem cinco.

O carro é o 0996, que pelo novo esquema de numeração da Navegantes – fixa de cinco dígitos – virou 09096.

A coluna “Repintados da Semana” vai ao ar todas as sextas-feiras, no Portal Ônibus Paraibanos.

2 comentários em “Repintados da semana #1”

  1. Josivandro, o articulado 2111 já foi padronizado e está circulando. Não sei quanto ao outro articulado, mas provavelmente já está repintado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança