Scania desenvolve sistema de carregamento sem fio para ônibus elétrico

De Blog do Caminhoneiro Imagens Divulgação A Scania acaba de apresentar em Södertälje, na Suécia, o primeiro ônibus elétrico híbrido com sistema de carregamento de bateria wireless. O veículo está ...

De Blog do Caminhoneiro
Imagens Divulgação

onibus-scania-eletrico-1

A Scania acaba de apresentar em Södertälje, na Suécia, o primeiro ônibus elétrico híbrido com sistema de carregamento de bateria wireless. O veículo está operando linhas regulares na cidade, e é parte do esforço da Scania para desenvolver novas soluções sustentáveis para o transporte.

Esta é a primeira vez que a tecnologia está sendo testada em ônibus. O sistema carrega o ônibus automaticamente em todas as paradas que faz. O projeto é uma parceria entre a Scania, a empresa Vattenfall, que opera o ônibus, a prefeitura de Södertälje, Instituto Real de Tecnologia e é parcialmente financiado pela Agência Sueca de Energia.

Em cada parada, o ônibus recebe a energia para as baterias por módulos indutores colocados no chão. O desenho da tecnologia indutiva foi adaptada de modo a não modificar os ambientes urbanos existentes e é essencialmente invisível. Sete minutos de carregamento sem fio são suficientes para percorrer todo o percurso de 10 km de comprimento, que o ônibus vai operar em Södertälje.

onibus-scania-eletrico-2

A eletrificação do setor dos transportes exigirá várias tecnologias e soluções – tanto em termos de onde e como os veículos são carregados. O carregamento pode ocorrer quando os veículos estão parados em pátios e paradas de ônibus ou durante a operação. Para o carregamento durante o funcionamento, as alternativas são de carga por meio de um pantógrafo ou carregamento indutivo – ou uma combinação destas técnicas.

A escolha de uma solução depende de como o serviço de transporte será executado. O tamanho e o peso das baterias que podem ser transportadas a bordo do veículo, por exemplo, determinam o quanto da carga deve ser feita enquanto o veículo estiver em serviço.

O ônibus que a Scania irá testar no trânsito urbano de Södertälje é um ônibus híbrido, pois as baterias do ônibus também são carregadas durante a operação, utilizando potência de frenagem. O carregamento também pode ocorrer através do motor de combustão do ônibus, que opera em combustível não fóssil.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.