Um Scania urbano “paraibano” que voltou a ativa

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria / Texto: Kristofer Oliveira Informações: Josivandro Avelar / Cláudio Araújo Fotos: Acervo Paraíba Bus Team Contrariando a lógica da maioria dos carros ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Kristofer Oliveira
Informações: Josivandro Avelar / Cláudio Araújo
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team

credito-ruan-silva

Contrariando a lógica da maioria dos carros desativados sem ter motorização Mercedes-Benz, um que rodou por duas empresas de João Pessoa foi restaurado e retornou as ruas. Trata-se de um Busscar Urbanuss reencarroçado com Scania F-112HL.

As aspas no título da matéria é justamente pela questão de ser reencarroçado. No ano 2000 a extinta Boa Vista trouxe dois exemplares Urbanuss Scania, com a nova identidade da empresa e toda característica de carro zero, recebendo os prefixos 03389 e 03399. Como a empresa na segunda parte dos anos 90 foi adquirida pelo grupo pernambucano da Progresso e parte dos carros adquiridos zeros passaram a ser emplacados em Pernambuco, possivelmente a origem do chassi da Scania tenha sido oriundo da Vera Cruz.

Após a Boa Vista ser comprada totalmente pela São Jorge em 2002, os carros receberam as cores da São Jorge e os prefixos 0271 e 0272, respectivamente. Eram reservas da frota, mas sempre apareciam nas ruas tendo em vista a dificuldade operacional na manutenção dos carros que a empresa passou com seu vertiginoso crescimento, além do fato de passar a lidar com carrocerias e chassis que não estava habituado (pode parecer um paraíso para os admiradores de ônibus, mas é impensável ter na mesma frota Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Ford; e carrocerias da Marcopolo, Caio, Busscar, Engerauto e Neobus). A São Jorge recorreu a carros da Nacional e também foi comprando zeros, trocando paulatinamente a frota herdada da Boa Vista, dentre elas, os Urbanuss Scania.

Ao sair da São Jorge em 2003, um deles foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Massaranduba e serviu como ônibus escolar. Com o desgaste natural do tempo e até o caso de ter transitado em áreas com pavimentação péssima na qual ônibus escolares são destinados, somado a dificuldade de encontrar peças de reposição (Busscar e Scania) e o advento do programa Caminhos da Escola, o carro estava destinado a ser desmanchado, seguindo o curso natural dos ônibus que se encaixam dentro do contexto descrito.

Em 2011 foi encontrado dentro da garagem da Novo Horizonte em Campina Grande já sem algumas peças e o seu destino era certo. E foi justamente neste momento que tomamos ciência do paradeiro de um desses Urbanuss ex Boa Vista e São Jorge, evidenciado pelo vestígio do adesivo comum dos ônibus da São Jorge, com a representação mais conhecida do próprio santo católico em cima de um cavalo domando um dragão, figurado no vidro atrás do posto do motorista. E fica a dúvida pairando no ar de quem se trata…03389/0271 ou 03399/0272?

No ano de 2012 apareceu uma foto desse exemplar restaurado em Timbaúba, em Pernambuco. E no ano passado outra imagem dele rodando em Recife. Como consta no site no Detran, o veículo continua ativo emplacado em Campina Grande e com nome de particular.