Nova mudança: Lagoa ganhará nova faixa para ônibus

Fonte: Correio da Paraíba Matéria / Texto: Ana Daniela Aragão Fotos: Josivandro Avelar / Divulgação O trânsito na área central de João Pessoa deve passar por alterações até o fim do ano. A modificação ...

Fonte: Correio da Paraíba
Matéria / Texto: Ana Daniela Aragão
Fotos: Josivandro Avelar / Divulgação

2e3c6d6a-5b99-441b-b21d-0840bc8fb2fb

O trânsito na área central de João Pessoa deve passar por alterações até o fim do ano. A modificação vai acontecer no anel da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Uma das mudanças será a criação de mais uma faixa exclusiva para transportes coletivos.  O superintendente de mobilidade urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, afirmou que o projeto prevê melhorias no embarque e desembarque de passageiros dos ônibus e reconheceu que há congestionamento na área.

Batinga declarou que o trânsito fica intenso entre as 16h30 e 18h30, todos os dias, entre as lojas da C&A e antiga Esplanada. “Criou-se uma fila extensa de ônibus no local dentro das plataformas e o fluxo de pessoas ficou intenso. A situação precisa ser melhorada”, disse.

Para tentar desafogar o trânsito, uma nova faixa exclusiva de ônibus vai ser criada a partir da primeira parada que fica próximo ao Bradesco Seguros, para que os ônibus passem por fora das plataformas e sigam até a Miguel Couto. “A faixa vai ser onde hoje os carros passam. A faixa vai ser feita rente as plataformas. Os ônibus desta parada que fazem as linhas intermunicipais de Alhandra, Cabedelo, Conde, Jacumã, etc, não precisarão passar mais nas plataformas”, explicou.

26102016153031

As paradas não mudarão de lugar, mas Batinga afirmou que podem acontecer mudanças na distribuição das linhas de ônibus. Outra mudança será no acesso de passageiros às paradas. Atualmente, existem dois semáforos próximo um do outro e duas faixas de pedestre.

“Queremos deixar apenas um semáforo, maior e mais central, no meio das plataformas. A faixa implantada será elevada”, disse. O superintendente informou que uma reunião será realizada amanhã para definir outros detalhes do projeto e preparar o cronograma das obras.