Sim, ainda se fabrica o Thunder Way

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Foto: William Rufino

thunder-escolar

Um dos modelos do portfólio de microônibus da Neobus, o Thunder Way ainda está em linha. Essa semana, saíram unidades do modelo encarroçadas no chassi 9-160 OD Euro V da Volkswagen para o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal.

A Neobus utilizou a planta do modelo justamente por conta de seu encarroçamento em chassis Volkswagen. O modelo City Class, fabricado em parceria com a Iveco, é feito utilizando-se a planta do Thunder Way, só que com modificações no design para que este seja vendido como um modelo da Iveco.

O Thunder Way entregue para o Caminho da Escola mantém sua planta original, que é bem antiga: o modelo foi lançado em 2004 e conserva seu design, mesmo a linha Neobus tendo sido quase toda renovada, com a renovação dos modelos do Mega (Mega Plus), Mega BRT, Thunder + e New Road (antiga linha Spectrum Road). Da linha anterior da Neobus permanecem sendo fabricados os Spectrum City e Class, além do próprio Thunder Way. Como os modelos não tem muita saída comercial, isso justifica a manutenção das plantas dos mesmos.

No caso do Caminho da Escola, a Neobus aproveitou a planta do modelo justamente pela questão da facilidade de manutenção, já que ele utiliza peças de fácil reposição e manutenção. Isso também explica um pouco de porque a CAIO ainda utiliza a antiga planta do Foz Super na fabricação de seus ônibus do Caminho da Escola.

O modelo é pouco usado em frotas urbanas. Em João Pessoa roda uma unidade do modelo, o carro 0465 da Mandacaruense, empregado na linha 506-Bairro dos Estados em sua variante que atende a comunidade Porto de João Tota, em Mandacaru. O veículo em questão, encarroçado no chassi 8-150 OD da Volkswagen, pertencia ao Colégio Meta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança