Ônibus Paraibanos

Veja dicas para acionar o sistema eletrônico de controle da suspensão

Fonte: Mercedes-Benz
Foto: Divulgação

mercedes_pq

O sistema eletrônico de controle da suspensão dos ônibus Mercedes-Benz está disponível para veículos com suspensão pneumática. Ele possibilita a elevação da carroçaria em relação ao solo em até cerca de 7 cm.

O processo é indicado para vencer obstáculos e desníveis acentuados. Ou facilitar o embarque e o desembarque de passageiros — nesse caso, baixando a carroçaria.

Para acionar o mecanismo, é necessário que o ônibus esteja em uma área plana, livre de obstáculos como vigas e coberturas. Com o ônibus parado, utilize-o para para baixar lateralmente a carroçaria. Já na elevação, o veículo pode estar parado ou transitando em velocidade muito baixa (de, no máximo, 10 km/h).

Embora o sistema eletrônico de controle da suspensão acione automaticamente o nivelamento da carroçaria quando o veículo alcança a velocidade de aproximadamente 5 km/h, recomendamos não iniciar a marcha com a carroçaria baixada. Isso porque se houver algum obstáculo muito próximo, pode ocorrer uma colisão, danificando a estrutura inferior.

Quando a carroçaria estiver elevada, não exceda a velocidade de 10 km/h, pois, apesar de o sistema acionar automaticamente o nivelamento da carroçaria a partir dessa velocidade, nessa condição os movimentos da suspensão são limitados e podem ocorrer danos em seus componentes.

Fique de olho nas indicações de advertência exibidas no mostrador do computador de bordo. Elas podem indicar que a presão de ar é insuficiente para retornar a carroçaria ao nível normal. Aguarde o abastecimento total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.