15 anos sem os trólebus de Recife

Fonte: Trólebus/Ônibus Elétricos do Recife
Foto: Sérgio Martire

14492518_1126557744080511_6607862986299273357_n

Há exatos 15 anos deixavam de circular pela cidade do Recife o sistema de ônibus elétricos trólebus. O que iria ser apenas uma paralisação temporária por conta do apagão do governo FHC virou a desculpa para o fim do sistema, o qual, a empresa CRT nunca teve interesse em investir.

A mesma comprou ônibus diesel para pôr no lugar dos elétricos, alegou que não havia fabricante nacional de trólebus, que não possuía recursos para manter o sistema e por fim, sucateou a rede aérea onde os fios e cabos foram paulatinamente sendo roubados – com conivência – e por fim, a Prefeitura do Recife ceder e retirar do contrato de concessão a cláusula que obrigava a empresa a manter o sistema.

Na foto, vemos um depósito na cidade de Paulista – RMR, onde vários trólebus Marmon-Herrington e Caios Amélias ex-Ribeirão Preto-SP foram descartados, ficando, ainda, ativos, 10 Caios e 5 Marmons onde rodaram na linha PE-15 – Parador. Após o final, ainda permaneceram na garagem da CTU na Rua 13 de Maio em Santo Amaro, onde os vi sendo desmontados para o ferro velho, e assim não restar nenhum para a posteridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança