Vovô: empresa restaura raro ônibus Ciferal 1978

Fonte: Faixa Exclusiva Fotos: Divulgação Não estranhe a sensação de voltar no tempo ao se deparar com este ônibus de cores bege e vermelha. Fabricado em 1978 pela extinta encarroçadora carioca ...

Fonte: Faixa Exclusiva
Fotos: Divulgação

novo_edit-1024x768

Não estranhe a sensação de voltar no tempo ao se deparar com este ônibus de cores bege e vermelha. Fabricado em 1978 pela extinta encarroçadora carioca Ciferal, o modelo Urbano chassi Mercedes-Benz LPO-1113 foi totalmente restaurado por uma empresa de Poços de Caldas, na região Sul de Minas Gerais. O coletivo chama a atenção por onde passa, participando até de encontro de veículos antigos. O zelo ao exemplar – único do tipo no estado – rendeu até um apelido para ele: Nono, que em italiano quer dizer Vovô.

Adquirido zero-quilômetro há 38 anos pela empresa Circullare, hoje controlada pelo grupo belo-horizontino Omnibus, o ônibus foi utilizado em diversas linhas da empresa, tais como Santa Rosália e Conjunto Habitacional, até 1988, quando foi adaptado para realizar o transporte de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, a 460 quilômetros de Belo Horizonte. Dali em diante, Nono serviu como carro de teste de motoristas durante os processos de seleção, até que a atual administração da empresa decidiu fazer a restauração completa, do estofamento dos bancos (em tom azul-claro) às chapas da carroceria, passando pelo motor e a reconstrução de peças não mais encontradas. Todo o processo consumiu cerca de três anos de trabalho.

A decisão em restaurá-lo tem como objetivo preservar a memória do coletivo, que por muitos anos serviu a população de Poços de Caldas. “Após a restauração, este carro será utilizado no transporte de crianças de creches e escolas do município e também participará de exposições de carros antigos”, explica o coordenador de qualidade da Circullare, Douglas Silva.

Nas ruas de Poços de Caldas, Nono desperta as mais diferentes emoções. A primeira apresentação após a reforma ocorreu durante o evento Poços Classic Car, em agosto, onde o ônibus chamou a atenção principalmente dos moradores da cidade, que se recordaram da época em que o coletivo circulava nas linhas. O Ciferal também foi saudado por ex-funcionários da empresa.

NUMERAÇÃO

Ao longo de sua vida, Nono teve diferentes prefixos – números de ordem que identificam cada coletivo na frota: primeiro foi o carro 120 da Circullare, depois passando para 140 e anos mais tarde, R03 (ônibus reserva número 3). Pouco antes de se aposentar das linhas urbanas passou a ser o coletivo de número 27. Quando saiu de circulação se virou o 1107. Após a restauração tornou-se o carro 09 da frota.

novo-5_edit-1024x768

Exemplar iniciativa de preservação da história que poderia ser seguida na capital mineira.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.