Aplicativo JampaBus – Primeiras Impressões

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Texto: Kristofer Oliveira Fotos: Reprodução JampaBus Conforme prometido pela entidade que rege o transporte pessoense, o aplicativo JampaBus foi disponibilizado hoje ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Kristofer Oliveira
Fotos: Reprodução JampaBus

1474411569228026

Conforme prometido pela entidade que rege o transporte pessoense, o aplicativo JampaBus foi disponibilizado hoje para os usuários do sistema Android (a versão IOS será disponibilizada em breve). O objetivo do programa é informar ao usuário o tempo estimado do ônibus chegar até o ponto de parada, informando inclusive o prefixo do veículo, sendo possível devido os ônibus dotarem de GPS. Também é possível simular em tempo real diversos pontos de parada presentes em toda cidade. O aplicativo é leve e de fácil manuseio. Para quem não tem muita intimidade com mapas para tirar melhor proveito talvez possa ser mais difícil.

Primeira experiência

Pela manhã instalei o aplicativo e testei. Resido no bairro do Cristo e utilizo as linhas 204 e 208, normalmente pegando-as entre às 06:40 e 06:50. Simulei o da 204 em um dos pontos da Av da Fraternidade às 06:37 e o carro 07208 estava previsto chegar no local às 06:45. Também simulei o da 208 às 06:38 e o veículo 0765 estava previsto para chegar às 06:44. Sai de casa e levei o tempo normal até o local, coisa que faço em dois minutos. Exatamente às 06:45 o 07208 entra na Fraternidade e chega na hora exata. E o 0765? Realmente estava atrasado, mas às 06:46 chegou no local, consegui ver após o veículo em que estava entrar na rua em que resido. Ambos chegaram juntos no ponto da Pedro Américo.

screenshot_2016-09-20-06-37-50
Ao retornar para o Cristo também me baseei pelo horário previsto. Quando simulei o da 204 estava previsto a chegada até a Praça Pedro Américo em dezesseis minutos. Já o da 208 apareceu o status verde piscando “Em Instantes”. Assim que cheguei no ponto, dois minutos após, o 0795 já estava vindo. Dentro do ônibus simulei a previsão de chegada nos pontos posteriores ao decorrer do seu trajeto, alguns chegando na hora exata e outros chegando no máximo dois minutos antes ou até três depois.

A margem de tempo entre dois ou três minutos antes ou depois considero bastante aceitável, pois o tempo é apenas uma estimativa. Alguns pontos de parada pode demorar mais do que o previsto no embarque ou no desembarque, algum veículo pode estar a atrapalhar o trajeto, ou o operador do ônibus precisou fazer alguma operação na plataforma elevatória. Até mesmo pode ocorrer de não ter descido ou embarcado ninguém no ônibus ou os semáforos estavam abertos. Enfim, essas razões ou outras podem contribuir para a chegada antecipada ou retardada do ônibus. O ideal pelo menos é chegar com cinco minutos de antecedência no ponto de parada.

Vantagens do aplicativo

Com certeza será uma ferramenta imprescindível para os usuários, tanto os que utilizam ônibus com frequência como os passageiros ocasionais. Tem-se uma estimativa real da demora, até em horário de pico (talvez possa ficar impreciso a informação em engarrafamentos). Com os horários estimados é possível simular e planejar a integração temporal e também chegar no ponto de parada com o menor tempo de espera possível, sendo algo fundamental para evitar o máximo possível a violência que assola nossa cidade, ao ficar menos tempo exposto. E com as informações em mãos fica fácil os usuários reivindicarem melhorias em horários, pois terão dados reais e estarão embasados.

screenshot_2016-09-20-17-49-26


O que pode melhorar

Diferente do CittaMobi (um aplicativo similar utilizado as linhas de Santa Rita da empresa SIM) que informa se o ônibus é adaptado para cadeirantes, o JampaBus ainda não disponibilizou tal informação, o que é imprescindível para os usuários que demanda essa necessidade;

screenshot_2016-09-20-18-53-18

Seria interessante informar se o ônibus previsto não chegará mais ao ponto, por diversos motivos de força maior (problema mecânico, assalto, acidente), dando status de “Cancelado” ou “Suspenso” em vermelho (similar quando o veículo está próximo de chegar);

Uma coisa chata é retornar ao mapa completo quando se pesquisa pontos de parada fora da sua localização. Poderia retornar ao local do mapa antes de ter clicado no ponto para ver os horários da linha;

Por fim, também poderia informar se o ônibus está preso em engarrafamento.

1474410882611794

Tenho ciência que o aplicativo será otimizado, pois apenas é o seu começo. Falhas ocorrerão ou alguns equívocos de informação, cabe os usuários reportarem os erros e darem sua contribuição, o próprio programa tem um espaço para isso.