Conhecendo o CAIO Vitória – Noleto – 48098

Fonte: OCD Holding / Portal Ônibus Paraibanos Texto: Rodrigo Gomes Fotos: Rodrigo Gomes, Fernando Noleto, Rafael Machado e Rafael Selau, com participação de Luis Gustavo Travassos, Leandro Portugal, ...

Fonte: OCD Holding / Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Rodrigo Gomes
Fotos: Rodrigo Gomes, Fernando Noleto, Rafael Machado e Rafael Selau, com participação de Luis Gustavo Travassos, Leandro Portugal, Roberto Claudio N. Farias e Adriano Minervino

3220c270-bc66-4152-9c8d-882a4cc1542a

De um sonho de criança a reforma de uma lenda. Conheça a história do Vitória que virou sensação por reviver uma clássica pintura dos anos 90: A pintura das barrinhas da Auto Viação Alpha, que era um “padrão” em algumas empresas do grupo Guanabara.

Tudo começa em Fevereiro de 1994, quando a Alpha, em mais uma de suas renovações, recebe um lote de CAIO Vitória sobre chassi Mercedes-Benz OF-1620. Um deles era o 48098, placa LAF-1551.

cdo_rj_rj_alpha_0159

Em 1998, a mesma recebe um lote de Ciferal Padron Cidade I Mercedes-Benz OF-1721 e substitui esse lote de Vitória.

cdo_rj_rj_alpha_0040

A paulista Santo Estevam adquire o veículo e o numera como 15 250. A mesma S.Estevam viraria Vila Formosa algum tempo depois . Alguns anos depois, ela repassa o carro para a TransKuba, onde o mesmo ganha a numeração 7 7084.

padronvitoria_vilaformosa_15250_01

Em 2004, ainda no governo Marta Suplicy, algumas empresas foram fechadas e seus veículos levados para depósitos. Em 2016, o governo decide leiloar os vários ônibus parados nos pátios. Muitos deles seguiram para desmanches. Mas não seria o caso do LAF-1551. Um revendedor arremata alguns carros no leilão e os coloca a venda na internet.

Veja fotos do carro na época do leilão:

Daí, o atual proprietário vê o anúncio e se interessa pelo carro. A compra foi feita para realizar uma vontade dele, que era ter um ônibus antigo.

Ao subir no teto do carro, ainda constava a sua numeração original, 48098. Daí a ideia de reformar o veículo conforme suas características originais. A ideia é apenas ter um ônibus de coleção, que faça as pessoas relembrarem o passado.

050869c5-453d-4ae0-ab0c-e37b9c0b19b2

Fotos ainda em São Paulo:

Confira como foi a reforma desse clássico!

Uma das primeiras coisas a serem feitas foi a retirada do escapamento para o alto, padrão de São Paulo.

002_2

Aqui, já com o escape recolocado para a parte inferior do veículo.

003_2

A traseira ganhou mais uma barra antes do para-choque, para que ficasse mais rebaixada.

008

O interior já sendo desmontado para inversão do fluxo de embarque.

Lateral próximo a porta traseira antes da caixa de itinerário lateral…

004_2

E depois da caixa.

009

Antes de se colocar a pintura atual, foi utilizado removedor de tinta para que se evitasse qualquer imperfeição. Repare na foto abaixo que ainda da para se ver o nome “Alpha” original do carro. Foram retiradas quatro camadas de pintura.

Essa tinta azul foi aplicada para que os pintores pudessem confirmar que a lataria não tinha nenhuma imperfeição.

013

Após, foi aplicada a base para a tinta branca. E já demarcando as barras da pintura.

Agora, recebendo os últimos detalhes, como letreiros, numeração, etc.

Veja agora como ficou depois de pronto!

O interior foi refeito, colocando o embarque novamente pela traseira, conforme layout original.

Em breve, mais fotos dessa máquina!

Vídeo do carro em ação!

Agradecimentos: A Alvaro Gonzalez, da ID Bus, por todo o projeto gráfico do carro (desenho do layout externo e padronização das lonas de vista), A Rafael Selau da Borges Reformadora, responsável pela reforma do veículo e a Fernando Noleto, proprietário do veículo, por confiar na equipe OCD Holding para ajuda na execução e para as fotos de divulgação do veículo.

Além de Wesley Araújo, através de comentário no site Ônibus Brasil auxiliando na pesquisa da procedência e dos sites Cia de Ônibus e Portal do ônibus (com as fotos antigas).


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.