Guichês de empresas de ônibus são fechados por sonegação

por:

CearáRodoviários

Fonte: Cnews
Fotos: JC Barboza / Kristofer Oliveira / Marcelo Soares Cardoso

IMG_3207

Quatro empresas de ônibus tiveram seus guichês fechados na tarde desta terça-feira (6), no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, no bairro de Fátima, em Fortaleza. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), que realizou a operação, as empresas são investigadas por sonegação de impostos. 

Uma fonte repassou ao Cnews que as empresas vendiam passagens com comprovantes fiscais de outros estados, o que foi confirmado pela Secretaria da Fazenda. De acordo com a Sefaz, as empresas Viação Nordeste, Politur, Trans Brasil e Trans Brasiliense tiveram que baixar as portas de seus guichês por emitirem passagens com cupons fiscais de outros estados.

Entre as empresas investigadas, apenas a Viação Nordeste não atendeu à determinação e a Polícia Militar teve que ser acionada para que ela encerrasse o atendimento.

Nordeste

A operação ocorreu após denúncias anônimas. Como os comprovantes de pagamento eram emitidos como se fossem referentes a outros estados, não há como comprovar que as informações prestadas pelas empresas eram verídicas, o que pode caracterizar a sonegação. “Com essa manobra não dá para saber se as notas procedem ou não”, disse a fonte.

Além de terem os guichês fechados, as empresas serão alvo de uma auditoria da Sefaz, para investigar o prazo em a situação acontece. Após esta investigação, será possível definir o valor da multa que será aplicada para as companhias.

10064 Marcopolo Paradiso G7 1200 B9R (2)

A Socicam, empresa responsável pela administração do terminal rodoviário, foi procurada, mas não atendeu nenhuma ligação. Entre as empresas, apenas a Politur se manifestou sobre o ocorrido. A companhia apoiou a iniciativa da Sefaz e disse que a irregularidade se deve a um problema antigo, mas já providencia a documentação necessária para normalizar a situação.

Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.