Uso da faixa exclusiva de ônibus em João Pessoa pode ser flexibilizado

Fonte: G1 Paraíba Foto: Divulgação Ficou decidido nesta quinta-feira (1) que os comerciantes da avenida Josega Taveira, em Mangabeira, vão retirar os obstáculos que ocupam parte das calçadas em frente ...

Fonte: G1 Paraíba
Foto: Divulgação

capture-20160710-165502

Ficou decidido nesta quinta-feira (1) que os comerciantes da avenida Josega Taveira, em Mangabeira, vão retirar os obstáculos que ocupam parte das calçadas em frente aos seus estabelecimentos comerciais para que a faixa exclusiva para ônibus possa ser utilizada por outros veículos entre 8h30 e 16h30. A proposta é fruto de um acordo estabelecido entre a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e representantes do comércio de Mangabeira.

Desde a implantação, a faixa exclusiva tem sido alvo de reclamações porque não estaria atendendo as expectativas dos moradores da área, que é uma das mais movimentadas de João Pessoa.

Na próxima segunda-feira (5), está agendada uma avaliação conjunta para averiguar a situação nas calçadas. Segundo o superintendente Carlos Batinga, caso esta medida seja garantida pelos comerciantes, as propostas que eles fizeram serão postas em prática. “Primeiro eles vão assegurar que o passeio esteja liberado para utilização dos pedestres, após uma vistoria, estaremos atendendo as propostas colocadas pela comissão”, disse o superintendente.

Se as modificações forem colocadas em prática, antes e depois dos horários estabelecidos para a utilização de outros veículos na faixa exclusiva, o local será transformado em Zona Azul. Além disso, serão implantados pontos de carga e descarga ao longo da via e os estacionamentos continuarão sendo proibidos.

Antes mesmo da faixa exclusiva ser implantada no mês de julho deste ano, Carlos Batinga se reuniu com os representantes da localidade e afirmou que todas as decisões foram discutidas previamente com a comunidade. De acordo com o superintendente, mesmo após as novas medidas serem postas em prática, elas estão sujeitas a ajustes. “No caso da Josefa Taveira estamos há dois meses em observação e quando constatamos que novas adaptações sejam necessárias, não deixamos de fazê-las”, ressaltou Carlos Batinga.