Cadastramento biométrico alcança 42% dos estudantes de João Pessoa

Fonte: G1 Paraíba
Foto: Reprodução TV Cabo Branco

Captura de tela inteira 25082016 222040.bmp

Pelo menos 42% dos cerca de 100 mil estudantes de João Pessoa que utilizam o Passe Legal realizaram o cadastramento biométrico até a quarta-feira (24), de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sintur-JP). Segundo o órgão, a medida está sendo tomada para garantir a segurança dos estudantes e evitar fraudes no sistema de passagens. No total, foram instalados seis postos de cadastramento na capital paraibana.

Segundo a Sintur, o cadastramento é necessário para que a passagem dos estudantes sejam validadas, uma vez que o órgão instalou equipamentos nos ônibus de transporte urbano da cidade que registram as impressões digitais dos estudantes para poder liberar a catraca.

Atualmente, o estudante basta apresentar o Passe Legal, passar o cartão na máquina e depois apresentar a carteira de estudante ao cobrador. Quando encerrar o cadastramento e o sitema for liberado, quando o estudante passar o cartão na máquina, uma luz branca vai acender na biometria indicando que o estudante precisa fazer a leitura biométrica. Após a leitura, o estudante apresenta novamente o passe legal e está liberado para cruzar a catraca.

De acordo com o diretor do Sintur de João Pessoa, Mário Tourinho, a utilização da biometria vai evitar fraudes na utilização do cartão estudantil por outra pessoa. “Quando começou o cadastramento, no início, tinhamos uma média de 700 pessoas por dia, esse valor subiu para 900 e agora estamos em uma média de mil pessoas por dia. Há uma adesão muito boa dos estudantes, há o reconhecimento de que este cadastramento é um benefício para ele próprio e para sua segurança”, diz.

Captura de tela inteira 25082016 221925.bmp

Inicialmente, o cadastramento estava sendo feito apenas na sede do Sintur, no Centro da capital, mas até esta quinta-feira (25), outros cinco postos também estão disponíveis para o cadastro. De acordo com a Sintur, o objetivo da instalação de vários postos é descentralizar o serviço e evitar longas filas para fazer o cadastro. O cadastramento vai ser feito até o dia 30 de setembro.

Confira a lista dos postos de cadastramento e o horário de atendimento:

Sede do Sintur, Centro – De segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h
Mercado Público de Mangabeira – De segunda a sexta, das 8h às 17h
Manaíra Shopping – De segunda a sexta, das 10h às 22h, e nos sábados, das 10h às 18h
Shopping Sul, Bancários – De segunda a sexta, das 10h às 19h, e nos sábados, das 10h às 18h
Centro de Vivência da UFPB – De segunda a sexta, das 8h às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança