APP vai ajudar usuários de ônibus em João Pessoa

Fonte: PB Agora Texto: Vanessa de Melo Fotos: Divulgação A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana- SEMOB deve lançar nos próximos dias um aplicativo de celular que vai ajudar usuários dos ...

Fonte: PB Agora
Texto: Vanessa de Melo

Fotos: Divulgação

Captura de tela inteira 23082016 221501.bmp

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana- SEMOB deve lançar nos próximos dias um aplicativo de celular que vai ajudar usuários dos transportes coletivos a saber que horas vai passar seu ônibus, sem a necessidade de esperar muito por ele nas paradas.

O aplicativo JampaBus foi lançado nesta terça-feira (23) para a imprensa, mas em no máximo 15 dias deve estar funcionando de forma definitiva. No momento, uma versão experimental foi disponibilizada para testes e aperfeiçoamento.

O PB Agora esteve no evento e conversou com o secretário da Semob, Carlos Batinga que explicou as vantagens que esse aplicativo trará para o usuário.

“Os veículos estão equipados com um GPS e pode enviar sinal de localização para o usuário e a Central de Operação da Semob para averiguar itinerário, detectar atrasos e informar o tempo médio de espera para que um determinado ônibus chegar em um ponto específico da cidade. Até quem não mora na cidade pode se beneficiar do aplicativo já que ele informa também quais ônibus passam naquele local que você está e para onde você deseja ir”, explicou Batinga.

No aplicativo é possível fazer sugestões, reclamações e enviar problemas, além disso funcionará como um auxiliar na segurança do veículo e dos usuários já que constará o número do ônibus e seu itinerário evitando que o passageiro fique muito tempo nas paradas esperando.

90d05170-10ce-401e-809d-742edfd683b2

Segundo Batinga, o Termo de Acordo assinado com o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana foi acertado no dia 5 de fevereiro que todos os 600 veículos, em operação e reserva estariam equipados com o GPS até o final do primeiro semestre e assim foi cumprido. No mês de julho o aplicativo foi desenvolvido e agora ele está em fase de experimentação.